Show simple item record

dc.contributor.authorNicola, Celso Henrique
dc.date.accessioned2016-06-02T20:29:24Z
dc.date.available2013-10-09
dc.date.available2016-06-02T20:29:24Z
dc.date.issued2013-08-26
dc.identifier.citationNICOLA, Celso Henrique. Conhecendo fractal no ensino médio - árvore pitagórica. 2013. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5949
dc.description.abstractThis work has objective to show results of a didactic experience that consider the use of a dynamic geometric software in a restrict area of the Mathematic, named fractal . This study presents a great complexity and beauty in your geometric structures. Therefore, we present some fractals, in particular, the Pythagorean Tree that arouses the interest of students. For geometric constructions, we chose the GeoGebra software, based in the geometry lessons that we had in the course. Next, we explore one of the most famous theorems of the Plane Geometry, the Pythagoras Theorem, in addition of others mathematics contents, such as, counting. We also study the main trends connected to the informatics and we took advantages of the computational technology resource to assist the students with the construction and learning, including them in a new educational scenario based in the technology presence.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFractaispor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectGeoGebra (Software decomputador)por
dc.subjectÁrvore Pitagóricapor
dc.subjectFractaleng
dc.subjectPythagorean treeeng
dc.subjectGeoGebra softwareeng
dc.subjectMathematicseng
dc.titleConhecendo fractal no ensino médio: árvore pitagóricapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Soares, Márcio de Jesus
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3273672989988386por
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de expor os resultados de uma experiência didática que envolve o uso de software de geometria dinâmica numa área restrita da Matemática, denominada fractal , a qual apresenta estruturas geométricas de grande complexidade e beleza. Para tanto, apresentamos alguns fractais, em particular, a Árvore Pitagórica, despertando o interesse dos alunos. Para as construções, escolhemos o software GeoGebra, baseado nas aulas de geometria que tivemos no curso. Em seguida, exploramos um dos teoremas mais famosos da Geometria Plana, o Teorema de Pitágoras e outros conteúdos de matemática, tais como, contagem. Estudamos as principais tendências ligadas à informática e aproveitamos os recursos da tecnologia computacional para colaborar com a construção e a aprendizagem do aluno, inserindo-o no novo cenário educacional fundado na presença da informática.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0959318786185727por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record