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dc.contributor.authorMarques, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira
dc.date.accessioned2016-06-02T20:34:20Z
dc.date.available2010-07-07
dc.date.available2016-06-02T20:34:20Z
dc.date.issued2010-05-28
dc.identifier.citationMARQUES, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira. Perfil dos cursos de formação de professores dos programas de licenciatura em química das instituições públicas de ensino superior da região nordeste do país. 2010. 291 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6161
dc.description.abstractThis study aimed to determine the profile of Chemistry´s courses of Public Institutions of higher education in Brazilian Northeastern, referencing the current educational paradigms and also the legal guidelines regarding processes teacher training governed by the Brazilian education. We attempted to trace the identity of these courses through the perspectives of the adequacy of legal issues and adequacy of the regional reality, understanding the concepts and interactions between faculty and students in the process of training teachers of Chemistry. The methodology was based on the qualitative research structuration, using documentary analysis and content analysis of semi-structured interviews and questionnaires, which were treated under the scheme of the methodology of systemic networks. We studied the Political Pedagogical Project and the Curriculum Matrix for 16 courses in Chemistry from the Northeast, as well as the content analysis of interviews with coordinators and teachers and questionnaires to a graduating students sample. The results showed that the courses are seeking to effect their adequacy, however, was identified a marked segmentation between the training areas of chemical knowledge and pedagogical and still prevailing the model of teacher training based on technical rationality. The Internship and Supervised Practice Component Course as were the dimensions that showed the greatest inconsistencies in the change process suggested by current law. Therefore, the profile of studied courses is not yet equal to that recommended in the new Brazilian education paradigms for teacher training.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectEducação - formaçãopor
dc.subjectCurrículos - mudançapor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectProfessor reflexivopor
dc.subjectChemistryeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational policyeng
dc.titlePerfil dos cursos de formação de professores dos programas de licenciatura em química das instituições públicas de ensino superior da região nordeste do Brasilpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Luiz Henrique
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4819009378941531por
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo estabelecer o perfil dos cursos de Licenciatura em Química das Instituições Públicas de Ensino Superior da região nordeste do Brasil, tendo como referencial os atuais paradigmas educacionais e também as orientações legais que regem a educação brasileira no tocante a reformulação dos processos formativos de professores. Com isso, buscou-se traçar a identidade própria desses cursos mediante as perspectivas de adequações das questões legais e de adequações da realidade regional, além de entender as concepções e interações entre os corpos docentes e discentes nesse processo de formação de professores de Química. A metodologia empregada foi baseada na estruturação de pesquisa qualitativa, fazendo uso de análise documental e análise de conteúdo de entrevistas e questionários semi estruturados, que foram tratados sob o esquema da metodologia de redes sistêmicas. Foram estudados os Projetos Políticos Pedagógicos e as Matrizes Curriculares de 16 cursos de Licenciatura em Química da região nordeste, bem como as análises de conteúdo de entrevistas realizadas com coordenadores e professores e dos questionários aplicados a uma amostragem de alunos formandos. Os resultados evidenciaram que os cursos estão buscando efetuar suas respectivas adequações, porém, foi identificada uma acentuada segmentação entre as áreas de formação de conhecimento Químico e pedagógico, prevalecendo ainda, o modelo de formação de professor baseado na racionalidade técnica. O Estágio Supervisionado e a Prática como Componente Curricular foram as dimensões que apresentaram as maiores incoerências durante o processo de implementação das mudanças sugeridas pela atual legislação. Portanto, o perfil dos cursos estudados ainda não se apresenta igual ao que é preconizado nos novos paradigmas da educação brasileira para formação de professores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por


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