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dc.contributor.authorJodas, Juliana
dc.date.accessioned2016-06-02T20:39:16Z
dc.date.available2013-01-28
dc.date.available2016-06-02T20:39:16Z
dc.date.issued2012-06-29
dc.identifier.citationJODAS, Juliana. Entre diversidade e diferença : o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6741
dc.description.abstractThis search staring of educational policies for higher education for the indigenous population from the Brazilian Federal Constitution of 1988, that, at least in law, obtained their rights guaranteed and their ethnic differences recognized. Since then two actions were created in this context: the course of Intercultural Degree and the Affirmative Action Program. The focus of this research is in the Affirmative Action policies for indians, understood as a set of measures of unequal access to basic goods such as education and employment for historically subordinate groups, and specially, the case of the Universidade Federal de São Carlos. This study analyzed the urgency context of Affirmative Action in Brazil and its deployment in the process of institutionalization of UFSCar, and particularly, how the indigenous students experience this recent experience. For this, this work includes a literature review and document analysis to characterize the Affirmative Action of UFSCar and understand how in its perspective, diversity or difference, the program has been constituted. We also interviews with indian students to understand their perception of the policy, their experiences, and in particular, will be discussed how their differences, subjectivities and/or identities are (or not) marked and recognized at this institutional space.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações raciaispor
dc.subjectGrupos Indígenaspor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectAções Afirmativaspor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectAffirmative Actioneng
dc.subjectIndigenouseng
dc.subjectDifferenceeng
dc.titleEntre diversidade e diferença: o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silvério, Valter Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784216Y5por
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se nos contextos das políticas educacionais para ensino superior destinadas a populações indígenas que, a partir da Constituição Federal brasileira de 1988, obtiveram, ao menos em lei, seus direitos assegurados e suas diferenças étnicas reconhecidas. Desde então foram criadas duas ações neste sentido: o curso de Licenciatura Intercultural e o Programa de Ações Afirmativas. O direcionamento da pesquisa se dá a partir das políticas de Ações Afirmativas para indígenas, compreendidas como um conjunto de medidas de acesso diferenciado a bens fundamentais como educação e emprego para grupos historicamente subalternizados, e foca-se na experiência da Universidade Federal de São Carlos. É analisado o contexto de emergência das Ações Afirmativas no Brasil e seu desdobramento no processo de institucionalização do programa da UFSCar e, em especial, o modo como os alunos indígenas vivenciam esta experiência. Para isso, o trabalho conta com revisão bibliográfica e análise documental para caracterizar as Ações Afirmativas da UFSCar e apreender sobre qual perspectiva, diversidade ou diferença, o programa tem se pautado. É realizado também trabalho de campo e uma amostra de entrevistas com os estudantes indígenas para compreender suas experiências e vivências na universidade. Em particular, é discutido de que forma suas diferenças, subjetividades e/ou identidades são (ou não) marcadas e reconhecidas neste espaço institucional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4734938761507774por


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