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dc.contributor.authorNascimento, Larissa Aparecida Camargo do
dc.date.accessioned2016-06-02T20:39:21Z
dc.date.available2015-03-17
dc.date.available2016-06-02T20:39:21Z
dc.date.issued2014-09-15
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Larissa Aparecida Camargo do. Entre sambas e rezas: vivências, negociações e ressignificações da cultura afro-brasileira no Bexiga. 2014. 227 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6774
dc.description.abstractIn the late nineteenth century there was formed the Quilombo Saracura in Bexiga. Later there was an intense process of territorial / racial redefinition which promoted the shift of the black downtown area of São Paulo to Bexiga. This stream was concomitant with the arrival of Italian immigrants in the neighborhood. The black population lives in this area until the present day, but different medias represents the Bexiga as a typically Italian region in Sao Paulo, erasing the contributions from other social groups. Given the process of racialization and asymmetrical relations, this research presents as general purpose to investigate how the black culture in the neighborhood are interpreted by self-declared black subjects. For this, was researched a samba school, a Candomblé and a black pastoral that marks this urban context. Besides the direct observation, were realized interviews based in the history of life. Given that the culture undergoes transformations and that identity is not fixed, was analysed the translation, ressignification and/or tensions between different cultures and identities. The research is based on theorists of Cultural Studies, especially authors who works from a Postcolonial Perspective.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNegrospor
dc.subjectRacializaçãopor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectCultura afrobrasileirapor
dc.subjectBixiga (SP)por
dc.subjectRacializationeng
dc.subjectBlackeng
dc.subjectIdentitieseng
dc.subjectAfro-brazilian cultureeng
dc.subjectBexigaeng
dc.titleEntre sambas e rezas: vivências, negociações e ressignificações da cultura afro-brasileira no Bexigapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silvério, Valter Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784216Y5por
dc.description.resumoNo final do século XIX, constituiu-se o Quilombo do Saracura, na região brejeira às margens do córrego de mesmo nome, no Bexiga. Posteriormente, houve um intenso processo de redefinição territorial/racial que promoveu o deslocamento de uma parcela da população negra do centro velho paulistano para essa região, tendo em vista o já existente núcleo negro do Saracura e a proximidade em relação às regiões valorizadas da cidade que demandavam mão de obra braçal. Este fluxo da população negra fora concomitante à chegada de imigrantes italianos no bairro. Apesar do protagonismo da população negra até os dias de hoje, diferentes meios representam o Bexiga como uma região tipicamente italiana no centro de São Paulo, invisibilizando as contribuições de outros segmentos populacionais. Diante do processo de racialização e as relações assimétricas que se constituíram, a presente pesquisa apresenta como objetivo geral verificar como as manifestações culturais afro-brasileiras presentes no bairro são interpretadas pelos sujeitos autodeclarados negros. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo em uma escola de samba, um terreiro de candomblé e uma pastoral afro que marcam este contexto urbano. Além da observação direta, foram realizadas junto aos sujeitos que transitam nestes espaços entrevistas embasadas na história de vida. Posto que a cultura sofre transformações e que a identidade não é fixa, cabe verificar a negociação, tradução, ressignificação e/ou tensões entre as diferentes culturas e identidades. A pesquisa assenta-se em teóricos dos Estudos Culturais, principalmente autores que trabalham a partir de uma perspectiva Pós-Colonial.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2944662931217514por


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