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dc.contributor.authorPaulo, Camila Milan
dc.date.accessioned2016-06-02T20:45:40Z
dc.date.available2013-06-03
dc.date.available2016-06-02T20:45:40Z
dc.date.issued2013-04-11
dc.identifier.citationPAULO, Camila Milan. A formação do profissional de educação física e a perspectiva da saúde pública. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas e da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6909
dc.description.abstractThe field work of physical education professional expansion that now considers their performance in health area and the implementation of Curriculum Guidelines for the graduate courses of Physical Education published in 2004 that also brings this perspective, so this study aimed to analyze the physical education professional formation of the public schools from São Paulo State under the health perspective. The methodological is based on a qualitative approach and the data collecting was achieved through document analysis of the pedagogical projects of the five schools analyzed in the study and semistructured interviews with the Course Coordinators of these schools. The dialogue between literature review and data research, built categories of analysis: a) A health focus: generally health content are still new in schools curricula, not having specifically targets to treat this perspective, b) Between reality and possibility: although the health content are not yet present in a systematic manner within the curriculum, two schools demonstrate innovative experiences that seek to break this situation, prioritizing comprehensive health care and multiprofessional work; c) Interdisciplinary content: schools showed a concern in breaking formats centric in unconnected contents, through the implementation of thematic curricula and synthesis disciplines, beyond experiences that value the multiprofessional work; d) Theory and practice in discussion: schools do not indicate clearly how the inseparability theory and practice is conceived within the curriculum of their courses, but merely to highlight the inseparability strategies (practice designed as a curriculum component, practical professional training and enrichment activities), proposed in National Curriculum Guidelines, yet not so cohesive and clear. Those questions indicate that changes should be thought either in the text of the National Curriculum Guidelines as the concept and elaboration of pedagogical projects from schools. Furthermore, the need for partnerships between university education and services, as well as the training of teachers for working in this area has appeared as emerging. The integrated curricula proposed, guided by the interprofessional education, interdisciplinary and problem-solving approach also emerged as a viable and effective alternative to changes in current reality.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectEnsino superior - currículospor
dc.subjectSaúde públicapor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectPublic healtheng
dc.subjectEducation highereng
dc.titleA formação do profissional de educação física e a perspectiva da saúde públicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Della Barba, Patrícia Carla de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6448489426438006por
dc.description.resumoA ampliação do campo de trabalho do profissional de educação física há algumas décadas passou a considerar sua atuação na área da saúde e a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em educação física lançadas no ano de 2004 trazem também esta perspectiva, assim o presente estudo teve como objetivo analisar a formação do profissional de educação física das instituições de ensino superior públicas do estado de São Paulo sob a perspectiva da saúde pública, a partir das DCN para graduação (bacharelado) em educação física. Metodologicamente esta pesquisa se pautou por uma descrição qualitativa da experiência, utilizando como técnicas de coleta de dados análise documental dos projetos pedagógicos das cinco escolas alvo do estudo e entrevistas semiestruturadas com os respectivos coordenadores de cada curso. A partir do diálogo entre a revisão da literatura e os dados da pesquisa de campo, foram construídas categorias de análise: a) A saúde em foco: de forma geral os conteúdos relacionados à saúde ainda são conteúdos novos e que estão presentes nos currículos das escolas de forma bastante tímida, não havendo um direcionamento específico para tratar esta perspectiva; b) Entre a realidade e a possibilidade: apesar dos conteúdos relacionados a área da saúde ainda não se apresentarem de forma sistematizada dentro dos currículos, duas escolas evidenciam experiências inovadoras que buscam romper com esta situação, priorizando uma formação mais engajada com a integralidade do cuidado e o trabalho multiprofissional ; c) Integralização de conteúdos: as escolas mostraram uma preocupação em romper com formatos centrados em conteúdos desconexos, através da implantação de currículos temáticos e disciplinas de síntese, além de experiências que valorizam o trabalho multidisciplinar; d) A Teoria e a prática em discussão: as escolas não indicam com clareza como a indissociabilidade teoria e prática é idealizada dentro da proposta curricular de seus cursos, limitando-se a destacar as estratégias de indissociabilidade (prática concebida como componente curricular, estágio profissional curricular e atividades complementares), propostas nas DCN, mas mesmo assim de forma pouco coesa e clara. Tais questões permitem indicar que mudanças devem ser pensadas tanto no próprio texto das DCN como na concepção e elaboração dos projetos pedagógicos por parte das escolas. Além disso, a necessidade de parcerias entre a formação universitária e os serviços, assim como a capacitação de docentes para atuar nesta área surgiram como emergentes. A proposta de currículos integrados, pautados na educação interprofissional, na interdisciplinaridade e no enfoque problematizador também surgiram como alternativas viáveis e eficazes para mudanças na realidade vigente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão da Clínica - PPGGCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3129590242710218por


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