Show simple item record

dc.contributor.authorOrtelan, Gabriela Brito
dc.date.accessioned2016-09-23T18:21:49Z
dc.date.available2016-09-23T18:21:49Z
dc.date.issued2015-08-14
dc.identifier.citationORTELAN, Gabriela Brito. Potencialidades de notícias publicadas por mídias de grande acesso para a incersão de física moderna no ensino médio – o caso LHC. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7390.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7390
dc.description.abstractScientific discoveries and large experiments usually become object for mass media and scientific disclosure. Contact with this material can, in many ways, contribute to the teacher's work in the classroom. This paper has the objective of studying the potential use of this material in the classroom, through the different dimensions this material can emcompass. Initially, a wide outlook of the insertion of modern and contemporary physics in high school is presented, with it's justifications and challenges. Some characteristics and possibilities for the use of scientific disclosure materials in class are also presented, under the viewpoint of authors located within this interface between education and communication. This paper focuses on what is called the "LHC Case", referring to media material associated to the particle accelerator LHC (Large Hadron Collider), as contextualizing elemnt for particle physics teaching, and also as motivator for other questions, like the relationship between science and society, among other things. A description of a set of newspaper articles about the LHC case published between 2006 and 2013 is presented, as well as a critical analysis of this set, using a few criteria such as the news theme, focus and content. From this analysis of the news, a minicourse was elaborated and ministered for students of UFSCar's college preparatory course, as a space for data collection, with the purpose of evaluating the potential use of media disclosed news in the selection and development of content related to modern physics in high school. Results point at the possibility of the use of news in classes, fulfilling different roles according to the teacher's objective. In the LHC case, the possibility of using news with different characteristics to motivate discussions which establish relations with science, technology and society has proven feasible and interesting, as it can contribute for the construction of a less distorted and more critical view of science, and giving meaning to the teaching of particle physics in high school.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de física moderna e contemporâneapor
dc.subjectEnsino de física de partículaspor
dc.subjectAnálise crítica da mídiapor
dc.subjectLHCpor
dc.subjectModern and contemporary physics teachingeng
dc.subjectPhysics teaching particleseng
dc.subjectCritical analysis of mediaeng
dc.subjectLHCeng
dc.titlePotencialidades de notícias publicadas por mídias de grande acesso para a incersão de física moderna no ensino médio – o caso LHCpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pierson, Alice Helena Campos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3749421379531019por
dc.description.resumoDescobertas científicas e grandes experimentos são muitas vezes objeto das grandes mídias e da divulgação científica. O contato com estes materiais pode, de várias formas, contribuir para o trabalho do professor em sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo estudar a potencialidade do uso destes materiais em sala de aula, a partir das diferentes dimensões que estes materiais podem tanger. Inicialmente, é apresentado um panorama da inserção de física moderna e contemporânea no ensino médio, suas justificativas e seus desafios. Também, são apresentadas algumas características e possibilidades da utilização de materiais de divulgação cientifica na sala de aula, à luz de autores localizados nesta interface entre Educação e Comunicação. Este trabalho foca no que chamamos de “Caso LHC”, que se refere a materiais midiáticos associadas ao acelerador de partículas LHC (Large Hadrons Collider), como elemento contextualizador para o ensino de física de partículas, mas também como motivador para outras questões, como a relação entre a ciência e a sociedade, entre outros. É apresentada uma descrição de um conjunto de notícias publicadas entre 2006 e 2013 que tratam do caso LHC, bem como uma análise crítica deste conjunto, a partir de alguns critérios, como tema, foco e conteúdo das notícias. A partir deste conjunto de notícias analisado, foi elaborado e ministrado um minicurso para alunos do Cursinho pré-vestibular da UFSCar, como espaço de coleta de dados, com o objetivo de avaliar o potencial de utilização de notícias divulgadas pela mídia na seleção e desenvolvimento de conteúdos relacionados à física moderna no ensino médio. Os resultados apontam para a possibilidade do uso de notícias em sala de aula, cumprindo diferentes papéis a partir do objetivo do professor. No caso LHC, a possibilidade de utilizar notícias com diferentes características para motivar discussões que estabelecem relações com a ciência, tecnologia e sociedade se mostrou factível e interessante, visto que pode contribuir para a construção de uma visão de ciência menos distorcida e mais crítica, e dando sentido ao ensino de física de partículas no ensino médio.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2933773005140240por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record