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dc.contributor.authorRabello, Guilherme Picanço
dc.date.accessioned2016-10-13T20:19:14Z
dc.date.available2016-10-13T20:19:14Z
dc.date.issued2016-03-07
dc.identifier.citationRABELLO, Guilherme Picanço. Processamento remoto em solução para interação com ambientes arquitetônicos 3D através de tablets. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7840.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7840
dc.description.abstractThe evolution of Computer Graphics, supported by the computational development, enables increasingly advanced visual creations and promotes benefits to various areas such as: Art, architecture, Product Design, Visual Design, Games, Movies, Engineering, GIS and Medicine. However, the processing power needed for applications that require a high degree of realism, restricts the use of these applications to a small portion of the entire range of the computing devices in use by the population. Recently, the evolution of mobile network technologies brought a possible solution to the inability of most mobile devices in dealing with interactive applications and a high degree of realism. The solution is based on the remote processing of applications on servers with high processing capacity, and delivery of the images produced for mobile devices made by its conversion into video and streaming broadcasts. This master dissertation explores a remote processing solution for interacting with architectural environments through tablets. Emphasis was placed in: keeping high degree of realism, difficult to achieve due to the processing requirements in real-time interactive applications; the adaptation and combination of tools available in the market; and in mitigating latency through different ways of user interaction. The evaluation of the results was carried out in training sessions, interaction and interviews with volunteers.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectComputação gráficapor
dc.subjectMídia de alto desempenhopor
dc.subjectInterface remotapor
dc.subjectRenderização remotapor
dc.subjectPlataforma móvelpor
dc.subjectHPMpor
dc.subjectGraphics computingeng
dc.subjectHigh performance mediaeng
dc.subjectRemote interfaceeng
dc.subjectRemote renderingeng
dc.subjectMobile platformeng
dc.subjectHPMeng
dc.titleProcessamento remoto em solução para interação com ambientes arquitetônicos 3D através de tabletspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Teixeira, Cesar Augusto Camillo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123376648713853por
dc.description.resumoA evolução da Computação Gráfica apoiada no desenvolvimento computacional possibilita criações visuais cada vez mais avançadas promovendo benefícios a diversas áreas como: Artes, Arquitetura, Design de produto, Design visual, Jogos, Cinema, Engenharia, Geoprocessamento e Medicina. Porém, a capacidade de processamento exigida por aplicações que requerem elevado grau de realismo restringe o uso dessas aplicações a uma parcela pequena de toda a gama de dispositivos computacionais instalados e de uso da população. Recentemente, a evolução das tecnologias de rede móvel trouxe uma possível solução à incapacidade da maioria dos dispositivos móveis em lidar com aplicações interativas e de elevado grau de realismo. A solução baseia-se no processamento remoto das aplicações, em servidores com elevada capacidade de processamento, e na entrega das imagens produzidas para os dispositivos móveis feita através de sua conversão em vídeo e transmissão por streaming. Este trabalho explora uma solução de processamento remoto para interação com ambientes arquitetônicos através de tablets. Deu-se ênfase às questões de manutenção de elevado grau de realismo, dificultada pelas exigências de processamento em tempo real de aplicações interativas, à adaptação e combinação de ferramental disponível no mercado e à mitigação da latência através de recursos de interface com usuário. A avaliação dos resultados foi realizada em sessões de treinamento, interação e entrevistas com usuários voluntários.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6936352500632761por


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