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dc.contributor.authorWelter, Eline Faliane de Araújo
dc.date.accessioned2016-10-20T16:17:57Z
dc.date.available2016-10-20T16:17:57Z
dc.date.issued2016-06-30
dc.identifier.citationWELTER, Eline Faliane de Araújo. E-MuLearn: design de cenários de aprendizagem para museus virtuais baseado em personas. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7971.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7971
dc.description.abstractThe use of technology to improve the process of teaching and learning is a well-known practice, young people have shown increasing interest in the use of computers and mobile devices as support classes. To encourage this practice, several pedagogical activities can be performed via Internet. However, to contribute to the teaching of History and spread of Culture and Art, museums have sought space in virtual environments. From this premise, it was observed that virtual museums can be seen as an important tool in the teaching and learning process. The aim of this work is to propose a cycle to help create learning scenarios from elements of a museum, based on personas technique to support the teaching of History or a related field. In the first part of the study, Action Research methodology was adopted to carry out the investigation process by the teachers, museums expert and students; to verify the viability of the use of learning scenarios. The AR1 was conducted with 14 teachers and 1 museum expert to verify the feasibility of creating a learning scenario from museum elements. Already AR2 was conducted with 174 elementary school students, to verify the acceptance of learning scenarios. One of the results identified by the AR1 were the artifacts required to compose learning scenarios. However, there was a need for a device to aid in building the persona. For this, there was an adjustment in the empathy map technique called MapLearn as teacher support during the persona construction process. It has also been identified the need to create a cycle to support teachers and museum experts for the creation of learning scenarios. The validation of the proposal included the evaluation of MapLearn; cycle e-MuLearn; and learning scenarios, through 2 case studies and a controlled experiment. The analyses showed that the cycle e-MuLearn and their artifacts can contribute to creation of learning scenarios to support teaching of History.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCenários de aprendizagempor
dc.subjectDesign instrucionalpor
dc.subjectPersonaspor
dc.subjectMuseu virtualpor
dc.subjectMapa de empatiapor
dc.subjectPerfil de aprendizagempor
dc.subjectLearning scenarioseng
dc.subjectInstructional designeng
dc.subjectVirtual museumeng
dc.subjectEmpathy mapeng
dc.subjectLearning styleseng
dc.titleE-MuLearn: design de cenários de aprendizagem para museus virtuais baseado em personaspor
dc.title.alternativeE-MuLearn: design for learning scenarios for virtual museum based on personaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zaina, Luciana Aparecida Martinez
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0192085115595443por
dc.description.resumoO uso de tecnologias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem é uma prática bastante conhecida, os jovens têm apresentado cada vez mais interesses no uso do computador e dispositivos móveis como apoio `as aulas. Para incentivar esta prática, diversas atividades pedagógicas podem ser realizadas através da Internet. Para contribuir com o ensino de História e disseminação da Cultura e Arte, os museus têm buscado espaço nos meios virtuais. Partindo dessa premissa, observou-se que os museus virtuais podem ser vistos como uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desta dissertação é propor um ciclo para auxiliar a criação de cenários de aprendizagem a partir de elementos de um museu, baseado na ttécnica de personas, como apoio ao ensino de História ou áreas correlatas. Na primeira parte do estudo, a metodologia de pesquisa-ação foi adotada para realizar o processo de investigação junto a professores, museólogos e alunos; para verificar a viabilidade da utilização dos cenários de aprendizagem, foram realizados dois ciclos de pesquisa-ação chamados de AR1 e AR2. O AR1 foi realizado com 14 professores e 1 museólogo, para verificar a viabilidade de criação do cenário de aprendizagem a partir de elementos de um museu. Já o AR2 foi realizado com 174 alunos do ensino fundamental, para verificar a aceitação dos cenários de aprendizagem. Um dos resultados identificado através do AR1, foram os artefatos necessários para compor os cenários de aprendizagem. No entanto, observou-se a necessidade de um artefato para auxiliar na construção da persona. Para isso, realizou-se uma adaptação na técnica de mapa de empatia, denominada MapLearn, como apoio ao professor durante o processo de construção da persona. Também se identificou a necessidade da criação de um ciclo para apoiar professores e museólogos durante a criação dos cenários de aprendizagem. A validação da proposta incluiu a avaliação do MapLearn; o ciclo e-MuLearn; e os cenários de aprendizagem, através de 2 estudos de caso e um experimento controlado. As análises apontaram que o ciclo e-MuLearn e seus artefatos podem contribuir com a criação de cenários de aprendizagem, como apoio ao ensino de História.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3081732296192003por


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