Show simple item record

dc.contributor.authorMartins, Karinne de Pádua Gonçalves
dc.date.accessioned2016-10-21T13:46:37Z
dc.date.available2016-10-21T13:46:37Z
dc.date.issued2016-08-08
dc.identifier.citationMARTINS, Karinne de Pádua Gonçalves. Usos de portfólios em diferentes práticas: um olhar de uma educadora. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8148.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8148
dc.description.abstractIn this research we intend to analyze the meanings of the term “portfolio through the use of practices in which it is employed. The theoretical and methodological framework was based on aspects of Wittgenstein’s philosophy therapy. In an exercise to go through the uses, we undertake word descriptions portfolio present in three distinct social practices: the economy, the arts and education, selected for its higher incidence of use. Therefore this investigation was guided by the following question: Which meaning has been assigned to the word “portfolio” in different practices and educational context? The aim is to question exclusivist images and enlarge the concept in a therapeutic exercise to go through the uses of portfolios in linguistic praxis. The methodological resources were bibliographic analysis in academic texts and semi-structured interviews with teachers of municipal institutions, state and federal of networks Uberlândia (MG) teaching. Such analyses contemplate several meanings, among many others possible for the term “portfolio”.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPortfóliopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTerapia filosóficapor
dc.subjectWittgensteineng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPhilosophical therapyeng
dc.titleUsos de portfólios em diferentes práticas: um olhar de uma educadorapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Vilela, Denise Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8155152145332951por
dc.description.resumoNesta investigação nos propomos a analisar os significados do termo “portfólio” por meio das práticas de uso na qual é empregado. O referencial teórico e metodológico baseou-se em aspectos da filosofia de Wittgenstein no que diz respeito à terapia filosófica. Num exercício de percorrer os usos, empreendemos descrições da palavra “portfólio” presentes em três práticas sociais distintas: a economia, as artes e a educação, selecionadas por sua maior incidência de uso. Assim, esta investigação foi orientada pela seguinte questão: Qual significado tem sido atribuído ao termo “portfólio” em diferentes práticas e no contexto educacional? O intuito é questionar imagens exclusivistas e ampliar o conceito num exercício terapêutico de percorrer os usos dos portfólios na práxis linguística. Os recursos metodológicos utilizados foram análises bibliográficas em textos acadêmicos e em entrevistas semiestruturadas realizadas com professores de instituições das redes municipal, estadual e federal de ensino de Uberlândia (MG). Essas análises contemplaram diversos significados, entre muitos outros possíveis, para o termo portfólio.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2137111427177262por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record