Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorTrajano, Michelle Daiany da Conceição
dc.date.accessioned2016-11-08T18:51:02Z
dc.date.available2016-11-08T18:51:02Z
dc.date.issued2016-08-16
dc.identifier.citationTRAJANO, Michelle Daiany da Conceição. Aplicabilidade, habitabilidade e sustentabilidade da alvenaria com bloco de concreto aparente em instituições de ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8293.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8293
dc.description.abstractMasonry is considered an advantageous and good economic performance alternative, reducing the large volumes of waste and the use of other materials (steel, wood and coatings). This system is widely used in building houses, commercial and residential buildings, however, its use in buildings for educational purposes is less common. The aim of this study was to analyze the masonry with concrete blocks from the user point of view, in order to verify the applicability of processes, sustainability and livability of the building built with rationalization of the stages of the t educational environment construction. The case study, State School Garden Marisa, in Campinas (SP), had its performance verification process analyzed in situ, with data collection conducted through questionnaires with users, teachers, staff and students, as well as verification of the sensitivity of users regarding comfort in the use of the building in the morning and afternoon, from 08:00 to 12:00 and 14:00 to 17:30. In addition to field research, we used bibliographical research, interviewing techniques and photographic records, all guided by ethical aspects as determined in legislation. After the investigation of this process through field research and literature review, it was concluded by the good applicability, livability and sustainability of masonry with exposed concrete block in the educational institution under study. The completion of the work indicates factors related to masonry design with exposed concrete blocks and building as a whole, leading to success in performance verified in the case study.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectInstituições de ensinopor
dc.subjectBlocos de concretopor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectAvaliação pós-ocupaçãopor
dc.subjectEducation institutionseng
dc.subjectConcrete blockseng
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectPost-occupancy evaluationeng
dc.titleAplicabilidade, habitabilidade e sustentabilidade da alvenaria com bloco de concreto aparente em instituições de ensinopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Parsekian, Guilherme Aris
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7798651726059215por
dc.description.resumoA alvenaria de blocos de concreto aparente é considerada uma alternativa vantajosa e de bom desempenho econômico, reduzindo os grandes volumes de resíduos, assim como o uso de outros materiais (aço, madeira e revestimentos). Esse sistema é largamente empregado em construções de casas, edifícios comerciais e residenciais, no entanto, seu uso em edifícios com fins educacionais é menos encontrado. O objetivo do presente estudo foi analisar a alvenaria com blocos de concreto do ponto de vista do usuário, no sentido de verificar os processos de aplicabilidade, sustentabilidade e habitabilidade do edifício construído com racionalização das etapas construtivas do ambiente educacional. O caso estudado, Escola Estadual Jardim Marisa, em Campinas (SP), teve seu processo de verificação de desempenho analisado in loco, com coleta de dados realizadas através de questionários com usuários, professores, funcionários e alunos, assim como a verificação da sensibilidade desses usuários em relação ao conforto no uso da edificação nos períodos matutino e vespertino, das 08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:30 horas. Além da pesquisa de campo, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas técnicas e registros fotográficos, todos pautados em aspectos éticos segundo determinação de legislação em vigor. Após a investigação desse processo, por meio de pesquisa de campo e revisão bibliográfica, foi possível concluir pela boa aplicabilidade, habitabilidade e sustentabilidade da alvenaria com bloco de concreto aparente na instituição de ensino em estudo. A conclusão do trabalho indica fatores ligados ao projeto de alvenaria com blocos de concreto aparente e da edificação como um todo, que levam ao sucesso no desempenho verificado no estudo de caso.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECivpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8119293673797503por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem