Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGarcia, Ana Carolina Della Colletta
dc.date.accessioned2017-01-04T16:05:04Z
dc.date.available2017-01-04T16:05:04Z
dc.date.issued2015-05-29
dc.identifier.citationGARCIA, Ana Carolina Della Colletta. Delimitação do mercado relevante geográfico para produtos asfálticos. 2015. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8340.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8340
dc.description.abstractThe aim of this work is the use of price test method to determine the geographic relevant market, so that if two geographic areas form a single geographical market for a given product, in the long term, the price trajectory between these regions would follow the same path. The empirical application was made to the asphalt products distributors market in Brazil, more specifically for asphalt cement and diluted asphalt, for the period between January 2008 and December 2014. Due to increasing demand of asphalt products for maintenance and conservation of the existing road network and the creation of new roads, besides the existence of few studies defining the relevant market in order to evaluate a possible market power of the distributors of such products, becomes of utmost importance to make further studies. It is concluded that the relevant market for these products is National, except Northeast for asphalt cement.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTestes - preçospor
dc.subjectTests - priceseng
dc.subjectMercadospor
dc.subjectMarketseng
dc.subjectAsfaltopor
dc.subjectAsphalteng
dc.titleDelimitação do mercado relevante geográfico para produtos asfálticospor
dc.title.alternativeDelimitation ofthe relevant market geographical to asphalt productseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pitelli, Mariusa Momenti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2810339285129049por
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é a utilização da metodologia relacionada ao teste de preços para a determinação do mercado relevante geográfico, de forma que, se duas áreas geográficas formam um mercado geográfico único para um determinado produto, no longo prazo, a trajetória dos preços entre essas regiões seguiriam uma mesma trajetória. A aplicação empírica foi feita ao mercado de distribuidoras de produtos asfálticos no Brasil, mais especificamente para o cimento asfáltico e o asfalto diluído, para o período entre janeiro de 2008 e dezembro de 2014. Devido à crescente demanda de produtos asfálticos para manutenção e conservação da malha rodoviária existente e da criação de novas rodovias, além da existência de poucos estudos que definam o mercado relevante a fim de avaliar um possível poder de mercado das distribuidoras desses produtos, se torna de extrema importância a realização de novos estudos. Depois de realizados os testes pode-se considerar o mercado relevante para esses produtos como sendo Nacional com exceção da Região Nordeste para o cimento asfáltico.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia - PPGEc-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlattes*por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples