Show simple item record

dc.contributor.authorPastoriza, Taís Buch
dc.date.accessioned2017-01-16T15:45:47Z
dc.date.available2017-01-16T15:45:47Z
dc.date.issued2015-03-03
dc.identifier.citationPASTORIZA, Taís Buch. Ensino de Geografia para alunos com cegueira no ensino fundamental: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8408.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8408
dc.description.abstractThe demand for specialized educational assistance and for adapted resources in regular schools, especially after the Constitution of 1988 and the Law for Guidelines and Basis for National Education, 1996, dictates challenges for teachers in terms of equivalent teaching and learning opportunities for students with or without disabilities, in a way that the same content is assured to be learned by both. Thereunto, some conditions are necessary and in their absence challenges appear for the offer of good quality teaching. The goal of this research was to analyze the a pedagogical intervention on geography contents teaching in a classroom, of grade 5 of Primary School, in which there is a blind student enrolled in the municipal school of Salto-SP. The methodological procedures were: interview, questionnaire, observation, field notes and pedagogical intervention. The data analysis was based on the theoretical reference of Historical-Critical Pedagogy and its substance. In the research many challenges were identified for the teaching and learning of blind students, which are: the deficit of adapted educational material and the lack of continuous education of the teacher and the teacher assistant. As a conclusion, we point that the adapted educational material isn't enough for geography teaching of blind students. Some conditions as the teachers' education and work condition must be considered. Besides that, in order to the learning of blind students to happen it is necessary to give them the opportunity of social interaction and the teacher's pedagogical mediation. The delegation of pedagogical functions to the teacher assistant or the caregiver, with no pedagogical education, establishes a disadvantage of appropriation of knowledge between the disabled student and the others. Briefly, the teacher is the main responsible for the learning of the student, disabled or not, and this requires the conditions above mentioned. As a final result, it was verified that the blind student learned the contents which were taught during the pedagogical intervention.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectGeografia (Ensino fundamental)por
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectDeficientes visuaispor
dc.subjectPeople with visual disabilitieseng
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapor
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogyeng
dc.subjectCegueirapor
dc.subjectBlindnesseng
dc.titleEnsino de Geografia para alunos com cegueira no ensino fundamental: contribuições da Pedagogia Histórico-Críticapor
dc.title.alternativeTeach Geography for students with blindness in elementary education: contributions of Historical and Critical Pedagogyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caiado, Kátia Regina Moreno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803778280883949por
dc.description.resumoA demanda por atendimento educacional especializado e por recursos adaptados na escola regular especialmente a partir da Constituição de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, impõe desafios aos professores em garantir oportunidades equivalentes de ensino e aprendizagem aos alunos com e sem deficiência, de forma que o mesmo conteúdo seja aprendido por ambos. Para isso, determinadas condições são necessárias e na ausência delas surgem desafios para o oferecimento de um ensino de qualidade. O objetivo da pesquisa foi analisar uma intervenção pedagógica no ensino de conteúdos de Geografia no 5º ano do ensino fundamental I, em que há uma aluna cega matriculada na rede pública municipal de ensino em Salto-SP. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: entrevista, questionário, observação, registro de campo e intervenção pedagógica. A análise dos dados se deu com base no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica e seus fundamentos. Na pesquisa, identificamos muitos desafios para o ensino e aprendizagem de alunos com cegueira, entre eles estão: a escassez de materiais didáticos adaptados e a falta de formação continuada da professora e da auxiliar de sala. Como conclusão, apontamos que os materiais didáticos adaptados não bastam no ensino de Geografia para alunos com cegueira. Determinadas condições como formação do professor e condições de trabalho precisam ser consideradas. Além disso, para que haja aprendizagem de alunos com cegueira é preciso oportunizá-los a interação social e a mediação pedagógica do professor. A delegação de funções pedagógicas ao auxiliar de sala ou cuidador, sem formação pedagógica alguma, estabelece uma desvantagem de apropriação do conhecimento do aluno com deficiência em relação aos demais. Em síntese, o professor é o principal responsável pela aprendizagem do aluno com e sem deficiência, do coletivo, e por isso requer as condições já mencionadas. Como resultado final verificou-se que a aluna com cegueira aprendeu os conteúdos trabalhados durante a intervenção pedagógica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7043898818290058por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record