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dc.contributor.authorMello, Thiago Henrique
dc.date.accessioned2017-01-16T16:07:19Z
dc.date.available2017-01-16T16:07:19Z
dc.date.issued2015-08-21
dc.identifier.citationMELLO, Thiago Henrique. Corpo e resistência : reflexões sobre tecnologias de poder e experiências de fuga. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8410.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8410
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectBiopoderpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectNormapor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectFoucaultpor
dc.subjectDeleuzepor
dc.titleCorpo e resistência : reflexões sobre tecnologias de poder e experiências de fugapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Freitas, Denise de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330976062026878por
dc.description.resumoNossa civilização evoluiu o paradigma de tratamento ao corpo de um modo substancial. Na era clássica, o soberano do Estado autoritário deteve por séculos os poderes sobre a vida e a morte. Tempos depois outro Estado, não despótico, passou a gerenciar a inserção dos corpos em instituições direta ou indiretamente ligadas aos seus interesses políticos e econômicos. E hoje, instituições financeiras e industriais determinam direitos e restrições ao corpo, controlando variáveis de âmbito vital. Longevidade, conforto, morbidade: são a grande força por trás do processo de captura do corpo pós-moderno. A escola, grande coadjuvante, fornece subsídios sólidos para o desenvolvimento criativo e produtivo dos indivíduos que abastecerão a demanda da pós-modernidade. No entanto, para todos os aspectos há resistências, tentativas de fuga, de um corpo que constantemente se opõe às tecnologias de poder. Dentro da escola e em outros espaços institucionais, algumas vidas tendem a re-existir, produzindo sujeitos cujas aptidões sociais são capazes de estabelecer um diálogo diferente com o mundo ordinário.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2034661401598407por


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