Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCarboni, Ariovaldo
dc.date.accessioned2017-02-02T12:34:12Z
dc.date.available2017-02-02T12:34:12Z
dc.date.issued2016-12-07
dc.identifier.citationCARBONI, Ariovaldo. Astronomia no ensino médio: uma proposta de sequência didática. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8466.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8466
dc.description.abstractAstronomy classes in the high school, are usually used only to elucidate some physical issues when they could be addressed in a way to make students learn physics using astronomy. Astronomy is no longer a curricular subject for a long time, but belongs of the physics curriculum and can be taught to high school students through the structuring theme Universe, Earth and life. This work developed a didactic sequence that addresses the theme the Solar System and Stellar Evolution, to be applied in high school initial series. Our intention is to provide the teacher a study that it is possible to make the astronomy classes attractive to students, boosters and able to keep students intrested in physics. The proposed activities are based on many teaching methodologies that fit according to the content to be worked making more relaxed classes, where the student is no longer mere supporting and becomes an essential part of the process. In the project development was revealed that several students who at first were reluctant, yielded to the methodology proposed by the didactic sequence, spontaneously started to participate. We also noted, after the analyses of the results with qualitative data, that students were more engaged in the learning process, facilitating the development of the proposed abilities, ensuring the skills needed to finish the process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAstronomia - estudo e ensinopor
dc.subjectAstronomy - Study and teachingeng
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectTeachers - In-service trainingeng
dc.subjectEnsino - Metodologiapor
dc.subjectTeaching - Methodologyeng
dc.titleAstronomia no ensino médio: uma proposta de sequência didáticapor
dc.title.alternativeAstronomy in middle school: a proposal for didatic sequenceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Campos, Sérgio Dias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5443100596356812por
dc.description.resumoAs aulas de Astronomia no ensino médio, geralmente são utilizadas apenas para elucidar alguns temas de física quando poderiam ser abordadas de maneira a fazer com que o aluno aprendesse física pela Astronomia. A Astronomia já não é uma disciplina curricular há muito tempo, mas faz parte do currículo de física e pode ser ensinada aos alunos do ensino médio através do tema estruturador Universo, Terra e Vida. Neste trabalho foi desenvolvida uma sequência didática que aborda como tema o Sistema Solar e Evolução Estelar, para ser aplicada na série inicial do ensino médio. Nossa intenção é disponibilizar para o professor resultados de um estudo de que é possível fazer com que as aulas de Astronomia sejam atraentes aos alunos, incentivadoras e que prendam os alunos a física. As atividades propostas são baseadas em várias metodologias de ensino que se encaixam de acordo com o conteúdo a ser trabalhado tornando as aulas mais descontraídas, onde o aluno deixa de ser mero coadjuvante e se torna parte essencial da aula. No desenvolvimento do projeto foi possível perceber que vários alunos que a princípio estavam relutantes, cederam à metodologia proposta pela sequência didática, participando espontaneamente do projeto. Notamos também, após a análise dos resultados com dados qualitativos, que os alunos se mostraram mais empenhados nos processos de ensino, facilitando o desenvolvimento das habilidades propostas, garantindo as competências necessárias ao fim do processo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0598948386547170por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem