Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLeão, Dinahmara Hild Ribeiro
dc.date.accessioned2017-03-06T17:41:42Z
dc.date.available2017-03-06T17:41:42Z
dc.date.issued2014-08-26
dc.identifier.citationLEÃO, Dinahmara Hild Ribeiro. A formação continuada de professores formadores do Cefapro de Barra do Garças (MT): um olhar sobre o processo formativo com enfoque na construção de saberes profissionais. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8541.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8541
dc.description.abstractThis study has as object of research the continuing education of the teacher trainers of the Training Centre of the State of Mato Grosso (CEFAPRO), aiming to investigate how the training process is composed in the Cefapro of Barra do Garças, with emphasis in the construction of professional knowledge. The study considered the continuing education process in progress and the teacher trainers were used as research subjects. The data were collected through interviews and theoretical arguments were used for their analysis to introduce the debate on the continuing education of teachers in the public policies for education, assuming that continued education includes the educational reforms in Brazil. We sought to understand the formation process in different dimensions and contexts, with theoretical foundation based on Nóvoa (1992, 1994, 1995, 1996, 2009), Marcelo García (1999, 2009), Imbernon (2002, 2009, 2010), Prada (1997, 2010), Tardif (2012), Freire (1979, 1982, 1996, 2001), among others. It is said that the continued formation of the Cefapro as a participatory proposal did not consolidate its training room for the construction of professional knowledge by the teacher trainers. The challenge for the continuing education of the Cefapro is to meet the educational policy, advancing beyond the limitations that it addresses to the practices committed to the transformation of the societyeng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectTeachers - In-service trainingeng
dc.subjectTeachers, Training ofeng
dc.subjectProfessores - Educação (Educação permanente)por
dc.subjectTeachers - Education (Continuing education)eng
dc.subjectAcompanhamento na formação de professorespor
dc.subjectSaberes profissionaispor
dc.subjectProfessional knowledgeeng
dc.titleA formação continuada de professores formadores do Cefapro de Barra do Garças (MT): um olhar sobre o processo formativo com enfoque na construção de saberes profissionaispor
dc.title.alternativeThe continuing education of the teacher trainers in the Cefapro of Barra do Garças (MT): a look upon the formation process with emphasis in the construction of professional knowledge.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nascimento, Fabrício do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3496410597486943por
dc.description.resumoEste estudo tem como objeto de pesquisa a formação continuada de professores formadores do Centro de Formação do estado de Mato Grosso, com o objetivo de investigar como está constituído o processo formativo do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso de Barra do Garças (Cefapro), com ênfase na construção de saberes profissionais. O estudo considerou o projeto de formação continuada em execução e contou com professores formadores como sujeitos de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e para sua análise foram utilizados argumentos teóricos que inserem o debate sobre formação continuada de professores na discussão das políticas públicas para a educação, partindo do pressuposto de que a formação continuada integra as reformas educacionais no Brasil. Procurou-se compreender o processo formativo em diferentes dimensões e contextos, com embasamento teórico pautado em Nóvoa (1992, 1994, 1995, 1996, 2009), Marcelo García (1999, 2009), Imbérnon (2002, 2009, 2010), Prada (1997, 2010), Tardif (2012), Freire (1979, 1982, 1996, 2001), entre outros. Considera-se que a formação continuada do Cefapro, enquanto proposta participativa, não se consolidou no espaço formativo para a construção de saberes profissionais pelos professores formadores. O desafio colocado à formação continuada do Cefapro está em atender a política educacional, avançando para além das limitações que esta coloca às práticas comprometidas com a transformação da sociedadepor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1205084360555950por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem