dc.contributor.author | Spina, Tatiana Gladcheff Zanon | |
dc.date.accessioned | 2017-04-24T11:46:35Z | |
dc.date.available | 2017-04-24T11:46:35Z | |
dc.date.issued | 2016-12-15 | |
dc.identifier.citation | SPINA, Tatiana Gladcheff Zanon. Divulgação científica por meio de ferramentas digitais : estudo de caso do portal do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8660. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8660 | |
dc.description.abstract | Quali-quantitative diagnosis of São Carlos Institute of Physics
(IFSC/USP) website to verify its communicational effectiveness with intern (IFSC/USP
teachers, employees and students) and extern public. The quantitative analysis, that
considered 2.441 news, posted between June 2011 and December 2015, it was based on
data provided by Google Analytics tool, considering three main topics: geographic and
demographic users profile, views and time remaining on each one of the pages. The
qualitative analysis considered topics related to website´s content, usability and functionality.
It was concluded that news related to Everyday Physics, Health and Medicine
and Opportunities were responsible for the biggest accesses and time of permanence of
the users on the website. The study proposes the insertion of more interactive tools e
multimedia resources on the website to attract more extern users as well as to bring
more visibility to the website and the institution. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Percepção pública da ciência | por |
dc.subject | Divulgação científica | por |
dc.subject | Comunicação pública | por |
dc.subject | Cultura científica | por |
dc.subject | Acesso e uso da Informação | por |
dc.subject | Portal institucional do Instituto de Física de São Carlos | por |
dc.subject | Public perception of science | eng |
dc.subject | Science popularization | eng |
dc.subject | Public communication | eng |
dc.subject | Scientific culture | eng |
dc.subject | Access and use of Information | eng |
dc.subject | São Carlos Institute of Physics website | eng |
dc.title | Divulgação científica por meio de ferramentas digitais : estudo de caso do portal do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Kerbauy, Maria Teresa Miceli | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4762029784021248 | por |
dc.description.resumo | Diagnóstico quali-quantitativo do portal institucional do Instituto de
Física de São Carlos (IFSC/USP) para verificar sua efetividade comunicacional com o
público interno (docentes, funcionários e alunos do IFSC/USP) e público geral. A análise
quantitativa, que considerou 2.441 notícias, postadas no portal entre junho de 2011 e
dezembro de 2015, teve como base dados fornecidos pela ferramenta Google Analytics,
considerando-se três tópicos principais: perfil geográfico e demográficos dos usuários,
visualização e tempo de permanência em cada uma das notícias. A análise qualitativa
considerou tópicos relacionados ao conteúdo, usabilidade e funcionalidade do portal.
Concluiu-se que notícias relacionadas à Física do Cotidiano, Saúde e Medicina e Oportunidades
foram as responsáveis pelos maiores acessos e tempo de permanência dos
usuários no portal. O estudo propõe a inserção de mais ferramentas interativas e recursos
multimídia no portal para atrair mais usuários externos, bem como trazer maior visibilidade
ao portal e à instituição. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8219619703431459 | por |