Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDias, Vagno Emygdio Machado
dc.date.accessioned2017-05-02T13:31:31Z
dc.date.available2017-05-02T13:31:31Z
dc.date.issued2015-05-22
dc.identifier.citationDIAS, Vagno Emygdio Machado. A educação integrada e a profissionalização no ensino médio. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8696.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8696
dc.description.abstractThe objective of this thesis is to analyze the Integrated Education, generic name of Professional and Technical Education in middle level combined with a secondary school in integrated mode, under the Law of Directives and Bases of National Education (LDB 9.394/1996) updated through Decree 5.154/2004. We sought to understand what is the integrated education: definition, characteristics, social and political purposes, theoretical-methodological referential and pedagogic-didactic fundamentals. The methodological proceedings was marked: on one hand, by theoretical analysis of the education and of the socialist pedagogy in the thought of Karl Marx, Vladimir Lenin, Nadezhda Krupskaya, Anatoli Lunacharsky and Antonio Gramsci, specifically on the concepts of technology education, polytechnic education and unitary school. On the other by a theoretical and documentary analysis of the legislation, other official documents and literature on the national education and the recent reforms of education, secondary school and integrated education. The study concluded that in the meanders of the integrated education this underlying a broader process of expanding the spirit of professionalization to practically all the Brazilian education system, especially for secondary school. The reform of secondary school, it happened in parallel and conditioned a professionalizing reform.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação integrada e ensino profissionalpor
dc.subjectReforma do ensino médio e profissionalizantepor
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectEducação profissional técnica de nível médiopor
dc.subjectIntegrated education and professional educationeng
dc.subjectReform of secondary and professional educationeng
dc.subjectProfessional and technological educationeng
dc.subjectSecondary technical professional educationeng
dc.titleA educação integrada e a profissionalização no ensino médiopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Nosella, Paolo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159165045266256por
dc.description.resumoA tese tem por objetivo analisar a Educação Integrada, denominação genérica de Educação Profissional Técnica de Nível Médio articulada com o Ensino Médio na modalidade Integrada, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/1996, atualizada pelo Decreto no 5.154/2004. Procurou-se compreender o que é a educação integrada: definição, características, finalidades sociais e políticas, referencial teórico-metodológico e fundamentos pedagógico-didáticos. O procedimento metodológico pautou-se: de um lado, por uma análise teórica da educação e da pedagogia socialista no pensamento de Karl Marx, Vladimir Lênin, Nadejda Krupskaya, Anatoli Lunatcharski e Antonio Gramsci, especificamente sobre os conceitos de educação tecnológica, ensino politécnico e escola unitária; de outro, por uma análise teórico-documental da legislação, demais documentos oficiais e pela literatura referente à educação nacional e às reformas recentes da educação profissional, do ensino médio e da educação integrada. O estudo concluiu que nos meandros da educação integrada está subjacente um processo mais amplo de expansão do espírito da profissionalização para praticamente todo o sistema educativo brasileiro, especialmente para o ensino médio. A reforma do ensino médio, ocorreu paralelamente e condicionada pela reforma profissionalizante.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1362568409116110por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples