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dc.contributor.authorVala, Thaís Mendes
dc.date.accessioned2017-05-03T17:58:14Z
dc.date.available2017-05-03T17:58:14Z
dc.date.issued2015-03-13
dc.identifier.citationVALA, Thaís Mendes. Desenvolvimento motor de uma criança com síndrome de Rubinstein Taybi - estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8707.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8707
dc.description.abstractThe society has been concerned to provide quality of life for people with disabilities. When it comes to people in disability situation, the role of physical education is especially relevant, since it can contribute significantly to the improvement of motor skills and physical condition, in turn, responsible for too typical behavior of human beings. In the case of Rubinstein Taybi Syndrome (SRT), the literature shows that there are numerous difficulties of a physical and motor that affect people, SRT is characterized by: - short stature; - Face feature; - Small head; - Slightly deformed ears; - Mental retardation; - Pulmonary stenosis; - Keloid formation in surgical scars; - Foramen magnum extended; - Vertebral and sternal abnormalities; - Thick or curved eyebrows; - Hyperextensible joints; - Pelvis small and inclined; - Stereotyped behavior: clap and sway the body when nervous or anxious. A person with SRT do not need all the features of the syndrome, but a combination of them. Baby stimulation and early intervention are highly recommended for the child with SRT. Appropriate stimuli engines through intervention programs may favor the acquisition of new functions, thus providing the best adaptation of environmental factors and aging to contribute to the education movement, body awareness and her own interaction with the environment. Motor development isintrinsically linked to cognitive and affective areas of human behavior. Thus, each individual is unique in its development and progress to the level that was determined by its environmental and biological conditions together with the special needs of the motor task. The study will contribute to the development of an overview of child motor development with Rubstein Taybi syndrome, and generate ideas and perspectives to other areas. Consist in a case study research exploratory, descriptive and qualitative type, with the aim of analyzing the effects of a motor stimulation program for a child with SRT; propose activities that promote motor development of the child; improve motor skills allowing higher levels of functioning in activities of daily life. A ten years old carrier of the syndrome is a participant in this study. Data collection was performed using the Motor Evaluation Kit Rosa Neto, video camera and computer. Data were organized and analyzed qualitatively and quantitatively. It appears in this study that WFP provided a decrease in risk factors imposed by motor condition Yasmin, giving it autonomy in activities of daily living and consequently improved quality of life.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectSindrome de Rubinstein-Taybipor
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectRubinstein-Taybi Syndromeeng
dc.subjectMotor developmenteng
dc.titleDesenvolvimento motor de uma criança com síndrome de Rubinstein Taybi - estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Denari, Fátima Elisabeth
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5575213011914394por
dc.description.resumoA sociedade vem se preocupando em proporcionar qualidade de vida para as pessoas com deficiências. Em se tratando de pessoas em situação de deficiência, a atuação da educação física tem especial relevância, uma vez que pode contribuir sensivelmente para a melhoria das habilidades motoras e condições físicas, por sua vez, responsáveis pelas demais condutas típicas do ser humano. No caso da Síndrome de Rubinstein Taybi (SRT), a literatura mostra que são inúmeras as dificuldades de ordem física e motora que acometem as pessoas, A SRT é caracterizada por: - baixa estatura; - face característica; - cabeça pequena; - orelhas ligeiramente deformadas; - retardo mental; - estenose pulmonar; - formação de quelóide em cicatrizes cirúrgicas; - forame magno alargado; - anormalidades vertebral e esternal; - Sobrancelhas grossas ou curvadas; - Articulações hiperextensíveis; - Pelve pequena e inclinada; - Comportamento estereotipado: batem palmas ou balançam o corpo quando nervosas ou ansiosas. Uma pessoa com SRT não precisa ter todas as características da síndrome, mas uma combinação entre elas. Estimulação infantil e intervenção precoce são altamente recomendadas para a criança com SRT. Estímulos motores adequados por meio de programas de intervenção poderão favorecer a aquisição de novas funções, proporcionando assim a melhor adaptação dos fatores ambientais e de maturação para contribuir com a educação do movimento, consciência corporal e a própria interação dela com o ambiente. O desenvolvimento motor está intrinsecamente relacionado às áreas cognitivas e afetivas do comportamento humano. Assim, cada indivíduo é único em seu desenvolvimento e progredirá até o nível que foi determinado por suas condições ambientais e biológicas em conjunto com as necessidades especiais da tarefa motora. O estudo irá contribuir na elaboração de um panorama do desenvolvimento motor de crianças com Síndrome de Rubstein Taybi, além de gerar idéias e perspectivas para outras áreas. Consisti em uma pesquisa de estudo de caso do tipo exploratório, descritivo e qualitativa, com o objetivo de analisar os efeitos de um programa de estimulação motora em uma criança com SRT; propor atividades que promovam o desenvolvimento motor da criança; melhorar as habilidades motoras permitindo maiores níveis de funcionamento nas atividades da vida diária. Uma criança de 10 anos portadora da Síndrome é participante desse estudo. A coleta de dados foi feita através do Kit de Avaliação Motora de Rosa Neto, filmadora, e computador. Os dados foram organizados e analisados de forma qualitativa e quantitativa. Verifica-se nesse estudo que o PAM proporcionou um decréscimo nos fatores de riscos impostos pela condição motora de Yasmin, proporcionando a ela autonomia em atividades de vida diária e consequentemente melhora na qualidade de vida.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1284320433601726por


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