dc.contributor.author | Grassi, Bruna Stephani Sanches | |
dc.date.accessioned | 2017-05-11T20:10:21Z | |
dc.date.available | 2017-05-11T20:10:21Z | |
dc.date.issued | 2014-02-27 | |
dc.identifier.citation | GRASSI, Bruna Stephani Sanches. Os avessos do país : desconstrução dos semióforos nacionais em Antonio Callado. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8739. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8739 | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Antonio Callado | por |
dc.subject | Semióforo | por |
dc.subject | Sátira | por |
dc.subject | Quarup | por |
dc.subject | A expedição Montaigne | por |
dc.title | Os avessos do país : desconstrução dos semióforos nacionais em Antonio Callado | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Rejane Cristina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5669300635333699 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo analisar o semióforo nacional do indígena nas obras
Quarup (1967) e A expedição Montaigne (1982), ambas de Antonio Callado. Chauí
(2000), na obra Brasil: mito fundador e sociedade autoritária, trabalha com o conceito
chave que conduz parte deste trabalho: o semióforo. Para a autora, semióforo é um
elemento que carrega em si significados e valores que se relacionam a um ideário
mítico-simbólico que extrapola a carga significativa convencional que determinado
objeto e/ou pessoa detêm. Para isso voltaremos nosso olhar principalmente para a
análise dos personagens de ficção de Quarup, como os vários índios, muitas vezes sem
nome, que ali aparecem e Ipavu e Ieropé, de A expedição Montaigne. Acreditamos que
Antonio Callado empreende, em seu projeto literário, uma desconstrução destes
semióforos, até então sobrevalorizados pela literatura nacional. Para chegar a essa
desconstrução, o autor utiliza o discurso satírico, que é o recurso formal pelo qual
questiona e, posteriormente, corrói o mito nacional brasileiro do indígena. Por isso,
exploraremos também os recursos formais da sátira, a saber, a caricatura, a paródia e a
ironia. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLit | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2421999409170847 | por |