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dc.contributor.authorNozela, Carina de Freitas Vellosa
dc.date.accessioned2017-05-15T19:28:58Z
dc.date.available2017-05-15T19:28:58Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.citationNOZELA, Carina de Freitas Vellosa. Do positivo ao negativo : utilizando ferramentas computacionais e experimentação para a simulação de (meta)materiais refrativos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8743.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8743
dc.description.abstractThis work aims at the development of physical phenomena simulations associated to mathematical modeling and experimentation. The choice of geometrical optics is due, among other reasons, to the need for raising the students’ awareness concerning this important Physics theme. Concepts related to the refraction of light were studied, from basic notions to more complex applications like the negative refraction index in metamaterials. A survey was conducted, both in literature and among students, to diagnose existing misconceptions regarding transmission, reflection and refraction of light. In view of the survey results, we analyzed some educational software available for free use (Simulations PhET - Interactive Simulations, Easy Java Simulations, Geogebra, Algodoo, Modellus and their versions and Scratch) to determine which one would be most suitable to the objectives of this work. Modellus-X was chosen because it features construction tools with various representations of the same situation, exploring or building, at the same time, equations, tables, graphics and animations, whether for exploratory or expressive modeling. The set of simulations, experiments and mathematical models presented in this paper is meant to encourage the learner to investigate diverse possibilities within Physics learning, and provide him with an enhanced teaching/learning process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectRefraçãopor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectSimulationeng
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectRefractioneng
dc.titleDo positivo ao negativo : utilizando ferramentas computacionais e experimentação para a simulação de (meta)materiais refrativospor
dc.title.alternativeFrom positive to the negative : using computer tools and experiments for the simulation of refractive (meta)materialseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Garcia, Ducinei
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5236758856687873por
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de simulações de fenômenos físicos com modelagem matemática e experimentação. O tema escolhido foi óptica geométrica para, entre outras razões, tentar se reverter o pouco interesse dos alunos pelo assunto. Mais especificamente foram estudados conceitos relacionados à refração da luz, desde ideias iniciais até aplicações mais recentes relacionadas ao índice de refração negativo em metamateriais. Foi realizado um levantamento, tanto na literatura como entre os alunos, de concepções alternativas sobre óptica geométrica, como transmissão, reflexão e refração da luz. Com esse diagnóstico, analisou-se alguns softwares, plataformas e simuladores educacionais de uso livre (Simulações do PhET – Interactive Simulations, Easy Java Simulations, Geogebra, Algodoo, Modellus e suas versões e o Scracth), a fim de encontrar qual deles teria o melhor desempenho inseridos nos objetivos do trabalho. Foi escolhido o software Modellus-X, por apresentar a possibilidade de construção de ferramentas com várias representações de uma mesma situação, explorando ou construindo, ao mesmo tempo, equações, tabelas, gráfico e animações, tanto para modelagens exploratórias como expressivas. Por fim, a partir do produto educacional apresentado neste trabalho, que representa um conjunto de simulações, experimentos e modelagem matemática, pretendeu-se estimular o aprendiz ao ensino de Física, e tentar lhe proporcionar uma melhoria no processo ensino/aprendizagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3851197281826782por


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