Show simple item record

dc.creatorFavaretto, Danilo Vieira
dc.date.accessioned2017-06-12T14:37:56Z
dc.date.available2017-06-12T14:37:56Z
dc.date.issued2017-03-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8844
dc.description.abstractThe main objective of this work was the elaboration and application of a board game involving physical concepts related to the daily life of the students. The research here points out the importance of using ludic activities to improve students' learning and the exploration of the ability of argumentation, which would not usually be attempt in a traditional classroom. The elaborated product was applied in two classes of the 3rd year of the Secondary School of a private school in the city of Sorocaba. The proposed activity promoted the discussion of physical concepts, associated with group work. It was observed that the interaction between the students and the dialogue were frequent in the classroom when using this methodology, which provided an increase in the interest of the students to learning Physics. Besides that, the more frequent dialogue improved the student-student and student-teacher relations. It is important to emphasize the importance of the interaction between the students in the discussions of the physical concepts and in the construction of the relations between these concepts and their daily activities. In addition to the greater interest of the students in the discipline of Physics, it was possible to observe the development of a critical posture, which has favored the learning in the classroom.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopor
dc.subjectPhysics - Study and teachingeng
dc.subjectJogos de tabuleiropor
dc.subjectBoard gameseng
dc.subjectAtividade lúdicapor
dc.subjectLudic activitieseng
dc.subjectRelação aluno-professorpor
dc.subjectStudent-teacher relationshipeng
dc.titleConstrução e aplicação de um jogo de tabuleiro para o ensino de Físicapor
dc.title.alternativeConstruction and application of a board game for physical educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Benedetti Filho, Edemar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5963704923612696por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8338450960037947por
dc.description.resumoEste trabalho teve como principal objetivo a elaboração e aplicação de um jogo de tabuleiro envolvendo conceitos físicos relacionados ao cotidiano dos estudantes. A pesquisa aqui retrata a importância do emprego do lúdico para melhorar a aprendizagem dos alunos e da exploração da habilidade de argumentação, que não seria normalmente contemplada em uma aula tradicional. O produto elaborado foi aplicado em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Sorocaba. A atividade proposta promoveu a discussão de conceitos físicos, associada ao trabalho em grupo. Observou-se que a interação entre os alunos e o diálogo foi frequente em sala de aula na utilização desta metodologia, a qual proporcionou um aumento no interesse dos estudantes em aprender Física e melhora nas relações aluno-aluno e aluno-professor. Cabe destacar a importância da interação entre os alunos nas discussões dos conceitos físicos e na construção das relações entre esses conceitos e suas atividades diárias. Além do maior interesse dos estudantes na disciplina de Física, foi possível observar o desenvolvimento de uma postura crítica, vivenciada pelos diálogos, o que tem favorecido a aprendizagem em sala de aula.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Física - PROFIS (Campus SOROCABA)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record