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dc.contributor.authorSilva, Girleide Maria da
dc.date.accessioned2017-06-26T17:30:56Z
dc.date.available2017-06-26T17:30:56Z
dc.date.issued2016-02-12
dc.identifier.citationSILVA, Girleide Maria da. Um estudo sobre o uso do GeoGebra na aprendizagem de geometria analítica no ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8870.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8870
dc.description.abstractThis study investigated, in a quantitative-qualitative approach of a descriptive nature, the influence of Mathematics teaching combined with technological resources in the learning of some contents of Analytical Geometry. The aim of this study was to analyze the extent to which the software GeoGebra contributed to the learning of the content of point and line. Two groups of the daytime period of the 3rd grade of high school participated in the study of a public school in a city of São Paulo. Both classes were submitted to a Sequence of Activities that considered the different Registers of Semiotic Representation, according to Raymond Duval's Theory. The first group (T1), worked with activities in instructional and constructional approaches using GeoGebra, while the other (T2) worked the activities using pencil and paper. The data were obtained from a questionnaire about the participants' profile, a Pre-Test, Intermediate Evaluation and a Post-Test. Group 1 started the sequence with 0.15 points in relation to the average of the participants of Class 2, and ended with 0.71 points, that is, very close. We consider that for the two classes, the concepts were learned, since the averages in the post-test were 7.90 and 7.19, respectively. It was verified that in the questions that approached the abilities of visualization (locate, identify) and construction (trace, represent), Group 1 presented higher averages than the participants of Group 2, however in the questions that required calculation ability, Group 2 obtained better averages . In this way, we consider that GeoGebra contributed to the learning of point and straight contents, favoring the representation of mathematical objects in different registers. However, we believe that it should be associated with other methodologies that account for the students' comprehension and appropriation of calculation ability, which only the use of the software did not contribute to develop.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectRegistros de representação semióticapor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectSemiotics representation registerseng
dc.titleUm estudo sobre o uso do GeoGebra na aprendizagem de geometria analítica no ensino médiopor
dc.title.alternativeA study of the use of GeoGebra in analytical geometry learning in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Utsumi, Miriam Cardoso
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7990278071583200por
dc.description.resumoEste estudo investigou, em uma abordagem quanti-qualitativa de natureza descritiva, a influência do ensino de Matemática aliado a recursos tecnológicos na aprendizagem de alguns conteúdos de Geometria Analítica. O objetivo foi analisar em que medida o software GeoGebra contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos de ponto e reta. Participaram do estudo, duas turmas do período diurno do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da Grande São Paulo. Ambas as turmas foram submetidas a uma Sequência de Atividades que consideravam os diferentes Registros de Representação Semiótica, conforme Teoria de Raymond Duval. A primeira turma (T1), trabalhou com atividades em abordagens instrucionista e construcionista utilizando o GeoGebra, enquanto a outra (T2) trabalhou as atividades em ambiente lápis e papel. Os dados foram obtidos a partir de um questionário sobre o perfil dos participantes, um Pré-Teste, Avaliação Intermediária e um Pós -Teste. A Turma 1 iniciou a sequência com 0,15 pontos de vantagem em relação à média dos participantes da Turma 2, e terminou com 0,71 pontos, ou seja, relativamente próximos. Consideramos que, para as duas turmas, ocorreu a aprendizagem dos conceitos, pois as médias no Pós-Teste foram de 7,90 e 7,19 respectivamente. Verificamos que nas questões que abordavam as habilidades de visualização (localize, identifique) e construção (trace, represente) a Turma 1 apresentou médias superiores às dos participantes da Turma 2, contudo nas questões que exigiam habilidade de cálculo, a Turma 2 obteve médias melhores. Desta forma, consideramos que o GeoGebra, contribuiu para aprendizagem dos conteúdos de ponto e reta, favorecendo a representação dos objetos matemáticos em diferentes registros. Porém, acreditamos que ele deva ser associado a outras metodologias que deem conta da compreensão e apropriação da habilidade de cálculo pelos alunos, a qual apenas o uso do software não contribuiu para desenvolver.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3993140998810167por


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