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dc.contributor.authorFigueiró, Belisa Brião
dc.date.accessioned2017-09-06T19:07:02Z
dc.date.available2017-09-06T19:07:02Z
dc.date.issued2017-05-25
dc.identifier.citationFIGUEIRÓ, Belisa Brião. As dinâmicas do mercado das coproduções cinematográficas entre Brasil e França. 2017. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9082.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9082
dc.description.abstractThis research investigates movie coproductions between Brazil and France, made between 1998 and 2014, trying to assess the percourse from the international co-elaboration to the distribution of such movies in the French circuit theaters. The analysis begins with the historical antecedents of cooperation, with the French protagonism in establishing policies to integrate and disseminate its culture, a model that influences countries around the world to this day. Next, we examine the attempts by Brazilian governments to reach the external market, the beginning of the historical approximation to France, the first official co-production agreement (1969) and the current one, signed in 2010. This study also presents a wide assessment of the Brazilian movies that were released in France, using data from Brazilian and French primary sources, and looks in depth at the release and repercussion in France of four study cases: Central do Brasil (1998), Abril despedaçado (2003), both by Walter Salles; O outro lado da rua (2006) and Meu pé de laranja lima (2013), both by Marcos Bernstein. The key questions this dissertation tries to answer are: how much coproduction in fact contributes to the opening of new markets; whether French coproductors influence in the distribution of the movie in their territory; and whether Brazilian policies have advanced beyond promotion and diffusion of movies in international festivals.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCoprodução cinematográficapor
dc.subjectDistribuiçãopor
dc.subjectEconomia do audiovisualpor
dc.subjectCinema brasileiropor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectFilm coproductioneng
dc.subjectDistributioneng
dc.subjectAudiovisual economyeng
dc.subjectBrazilian cinemaeng
dc.subjectPolicyeng
dc.titleAs dinâmicas do mercado das coproduções cinematográficas entre Brasil e Françapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sá Neto, Arthur Autran Franco de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5055550097454248por
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga as coproduções cinematográficas realizadas entre o Brasil e a França, no período de 1998 a 2014, buscando compreender desde a coelaboração internacional até a distribuição desses filmes nas salas de cinema do circuito francês. A análise se inicia com os antecedentes históricos de cooperação a partir do protagonismo da França em estabelecer políticas de integração e irradiação da sua cultura, cujo modelo até hoje influencia países do mundo inteiro. Em seguida, examina as tentativas dos governos brasileiros para alcançar o mercado externo, o início da aproximação histórica com a França, o primeiro acordo oficial de coprodução de 1969 e o texto que foi ratificado em 2010. Este estudo apresenta um amplo levantamento dos filmes majoritários brasileiros que estrearam na França com base nos dados de fontes primárias nacionais e estrangeiras, e destrincha o lançamento e a repercussão francesa de quatro estudos de caso: Central do Brasil (1998), Abril despedaçado (2003), ambos do cineasta Walter Salles; O outro lado da rua (2006) e Meu pé de laranja lima (2013), dirigidos por Marcos Bernstein. Sendo assim, esta dissertação tem o intuito de avaliar até que ponto a coprodução de fato contribui para a abertura de novos mercados, se o coprodutor francês influencia na distribuição do filme em seu território, e se as políticas públicas brasileiras avançaram para além da mera promoção e difusão dos filmes nos festivais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::ADMINISTRACAO E PRODUCAO DE FILMESpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1473190334495715por


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