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dc.contributor.authorLucifora, Leonardo de Souza e Silva
dc.date.accessioned2018-01-18T12:12:28Z
dc.date.available2018-01-18T12:12:28Z
dc.date.issued2017-09-13
dc.identifier.citationLUCIFORA, Leonardo de Souza e Silva. Diretrizes para construção de políticas de acesso e permanência para programas de pós-graduação : o caso UFSCar. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9255.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9255
dc.description.abstractThe main objective of this research was to construct guidelines for a future formulation of policies of access and permanence for students from disadvantaged economic sectors, based on the current legislation, that intend to enter in the courses of master academic and doctorate. This was done through the collection of information on the lattes platform and on institutional sites, both of free access, and also through questionnaires applied to undergraduate and graduate coordinators. It was also part of this objective to verify what are the current institutional policies geared specifically to graduate students. Finally, the following proposals for guidelines for actions for access were elaborated: a) Increased dissemination of UFSCar's research groups to motivate undergraduate students to join these groups; b) Offer of language courses for UFSCar undergraduates who wish to enter the master's and doctoral courses; c) Assistance in the elaboration of research projects, both at the undergraduate level (CI projects) and at the postgraduate level (Master's projects, mainly). Actions for permanence: d) Improvement of UFSCar infrastructure to meet people with special needs; e) Encouraging the active participation of postgraduate students in the discussions involving scholarship, housing, food and transportation; f) Expand the offer of scholarships that take into account socio-economic criteria, in addition to the academic criteria. For both of them: g) To create spaces for discussion at UFSCar that deal with the problems of access and permanence in postgraduate courses of students from economically disadvantaged social strata, involving teaching staff, technical-administrative staff, undergraduate students and graduate students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectPostgraduateeng
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectPermanenceeng
dc.subjectAffirmative actionseng
dc.titleDiretrizes para construção de políticas de acesso e permanência para programas de pós-graduação : o caso UFSCarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferraz, Maria Cristina Comunian
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2893153253924855por
dc.description.resumoO objetivo principal desta pesquisa foi construir diretrizes para uma futura formulação de políticas de acesso e permanência para estudantes oriundos de setores econômicos desfavorecidos, com base na legislação atual, que pretendem ingressar nos cursos de mestrado acadêmico e de doutorado. Isto foi realizado através da coleta de informações na plataforma lattes e em sites institucionais, ambos de livre acesso, e também por meio dos questionários aplicados aos coordenadores de graduação e de pós-graduação. Também fez parte deste objetivo verificar quais são as atuais políticas institucionais voltadas especificamente para pós-graduandos. Por fim, foram elaboradas as seguintes propostas de diretrizes de ações para o acesso: a) Maior divulgação dos grupos de pesquisa da UFSCar para motivar o ingresso dos alunos de graduação nesses grupos; b) Oferta de cursos de idiomas para os alunos de graduação da UFSCar que pretendem ingressar nos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos; c) Auxílio na elaboração de projetos de pesquisa, tanto em nível de graduação (projetos de IC) como em nível de pós-graduação (projetos de mestrado, principalmente). Ações para a permanência: d) Melhoria da infraestrutura da UFSCar para atender pessoas com necessidades especiais; e) Incentivo à participação ativa de discentes de pós-graduação nas discussões que envolvem bolsa, moradia, alimentação e transporte; f) Ampliar a oferta de bolsas que levem em consideração critérios socioeconômicos, além dos critérios acadêmicos. Para ambos: g) Criar espaços de discussão na UFSCar que tratem da problemática de acesso e permanência na pós-graduação, de estudantes de camadas sociais economicamente desfavorecidas, envolvendo servidores docentes, servidores técnico-administrativos, alunos de graduação e alunos de pós-graduação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::PLANEJAMENTO EM CIENCIA E TECNOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAISpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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