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dc.contributor.authorMigliati, Maria Inez Carpi
dc.date.accessioned2018-01-18T12:35:52Z
dc.date.available2018-01-18T12:35:52Z
dc.date.issued2017-09-15
dc.identifier.citationMIGLIATI, Maria Inez Carpi. Dimensionamento da força de trabalho de servidores técnico-administrativos em universidades federais de ensino : um estudo de caso com aplicação piloto em uma unidade administrativa da UFSCar. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9256.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9256
dc.description.abstractThe issue of workforce sizing, as part of human resource planning, is not something new, but in the public administration, and particularly in federal universities it becomes more complex. Having a scalability model, with clear and defined parameters and criteria, that provides the foundation and support for better decision making is essential. To comply with the provisions of Law No. 11,091/2005, dated January 12, 2005, which provides for the Career Plan for Technical-Administrative Positions in Education and Decree No. 5.825 / 2006, of 06/29/2006, and establishes the guidelines for the elaboration of the Plan of Development of the Members of the Career Plan of the Technical-Administrative Positions in Education, federal universities should carry out the dimensioning of the technical-administrative servers’ workforce. However, in the face of complexity, most universities do not have a design model for the allocation of vacancies. This work presents and describes a model for designing a public higher education university, applying it as a pilot, in an administrative unit of the Federal University of São Carlos (UFSCar), identifying possible weaknesses and possibilities regarding its application. The used methodology refers to the qualitative approach, based, for the most part, on secondary data. The analyzed and applied model proved useful for the institution to know better the workforce of its technical-administrative servers; to raise the profile and competencies of the servers and the units, enabling the identification of training needs in line with the real needs of UFSCar, to verify the needs of redefinition of the units' structures, as well as to map and review processes already mapped.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDimensionamentopor
dc.subjectForça de trabalhopor
dc.subjectPlanejamento de recursos humanospor
dc.subjectAlocação de pessoaspor
dc.subjectSizingeng
dc.subjectWorkforceeng
dc.subjectHuman resource planningeng
dc.subjectPeople allocationeng
dc.titleDimensionamento da força de trabalho de servidores técnico-administrativos em universidades federais de ensino : um estudo de caso com aplicação piloto em uma unidade administrativa da UFSCarpor
dc.title.alternativeDimensioning of the workforce of technical administrative servers in teaching federal universities : a case study with pilot application in an administrative unit of UFSCareng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Côrtes, Mauro Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8988613760967305por
dc.contributor.advisor-co1Ferraz, Maria Cristina Comunian
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2893153253924855por
dc.description.resumoA questão do dimensionamento da força de trabalho, como parte do planejamento de recursos humanos, não é algo novo, porém, na administração pública, e, em particular, nas universidades federais de ensino se torna mais complexo. Ter um modelo de dimensionamento, com parâmetros e critérios claros e definidos, que dê embasamento e suporte à tomada de decisões mais acertadas, é essencial. Para atender aos dispositivos da Lei n° 11.091/2005, de 12/01/2005, que dispõe sobre o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e do Decreto n° 5.825/2006, de 29/06/2006, que estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, as universidades federais deveriam realizar o dimensionamento da sua força de trabalho dos servidores técnico-administrativos. Porém, diante da complexidade, a grande maioria das universidades não dispõem de um modelo de dimensionamento com vistas à alocação de vagas. Este trabalho apresenta e descreve um modelo de dimensionamento de uma universidade pública de educação superior, aplicando-o como piloto, em uma unidade administrativa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), identificando possíveis fragilidades e possibilidades quanto à sua aplicação. A metodologia utilizada refere-se a abordagem qualitativa, com base, na sua maioria, em dados secundários. O modelo analisado e aplicado, se mostrou útil para a instituição conhecer melhor a força de trabalho dos seus servidores técnicos-administrativos; levantar o perfil e competências dos servidores e das unidades, possibilitando a identificação de necessidades de capacitação alinhadas às reais necessidades da UFSCar, verificar as necessidades de redefinição das estruturas das unidades, bem como mapear e rever processos já mapeados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3023396794533223por


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