Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNascimento, Carlos Alexandre do
dc.date.accessioned2018-01-23T10:23:26Z
dc.date.available2018-01-23T10:23:26Z
dc.date.issued2017-05-16
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Carlos Alexandre do. A construção de conceitos sobre a pequenez humana : astronomia em aulas de filosofia no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9268.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9268
dc.description.abstractThis work analyzes the possibility that some of the contents of Astronomy would be introduced in Philosophy classes, verifying its applicability as a proposal for an interdisciplinary activity in high school. The aim of the project was to promote reflection and the creation of concepts with students about their own existence, the human condition on Earth and in the Cosmos. For this, a project was applied in seven classes for a first year high school group of the state school network, at the Francisco Gomes School, municipality of Cravinhos, state of São Paulo. The data was obtained through questionnaires, verbal and written reports and notes of the researcher. The acquisition of knowledge by students both in Astronomy and Philosophy contents is presented, as well as the analysis of this path, seeking the validation of the proposal, being the researcher the teacher of the class itself. The possible tangibility of Astronomy was a starting point to culminate in the inquiries and contents of Philosophy. It was found that both areas make it possible to think about the human condition, its smallness and other aspects related to the human being. In this way, it was verified that interdisciplinarity is possible, between the two convergent areas. A proposal of work in this way can become more attractive to the students, fostering the creation of concepts on the subject of the human being.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de astronomiapor
dc.subjectEnsino de filosofiapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectProposta de ensinopor
dc.subjectCondição humanapor
dc.subjectAstronomy teachingeng
dc.subjectPhilosophy teachingeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectTeaching proposaleng
dc.subjectHuman conditioneng
dc.subjectEnseñanza de astronomíaspa
dc.subjectEnseñanza de filosofíaspa
dc.subjectinterdisciplinariedadspa
dc.subjectPropuesta de enseñanzaspa
dc.subjectCondición humanaspa
dc.titleA construção de conceitos sobre a pequenez humana : astronomia em aulas de filosofia no ensino médiopor
dc.title.alternativeThe construction of human smallness concepts : astronomy in philosophy classes in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bretones, Paulo Sérgio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0016646045895716por
dc.description.resumoEste trabalho analisa a possibilidade de que alguns dos conteúdos de Astronomia sejam introduzidos em aulas de Filosofia, verificando sua aplicabilidade como proposta para uma atividade interdisciplinar em turmas do Ensino Médio. O projeto teve como objetivo promover junto aos alunos uma reflexão e a criação de conceitos sobre a sua própria existência, a condição humana na Terra e no Cosmos. Para isso, foi aplicado um projeto em sete aulas para uma classe de primeiro ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino, na Escola Francisco Gomes, município de Cravinhos, estado de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de questionários, relatos verbais e escritos e anotações do pesquisador. É apresentada a aquisição de conhecimentos pelos alunos tanto em conteúdos de Astronomia quanto de Filosofia, bem como a análise deste itinerário, buscando a validação da proposta, sendo o pesquisador o próprio professor da turma. A tangibilidade possível da Astronomia foi ponto de partida para culminar nas indagações e conteúdos da Filosofia. Verificou-se que ambas as áreas possibilitam o pensar sobre a condição humana, sua pequenez e outros aspectos relacionados ao ser humano. Desta forma, verificou-se que a interdisciplinaridade é possível entre as duas áreas convergentes. Uma proposta de trabalho desta forma pode se tornar mais atrativa aos alunos, propiciando a criação de conceitos sobre a temática do ser humano.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3524998299814162por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples