Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Hércules Soares de
dc.date.accessioned2018-02-07T10:19:31Z
dc.date.available2018-02-07T10:19:31Z
dc.date.issued2017-05-26
dc.identifier.citationALMEIDA, Hércules Soares de. Coletivo Cê: processos e percursos de redesterritorialização: aprendendo com a experiência. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9391.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9391
dc.description.abstractThe framework presented here proposes to share a cartography of the processes and paths of the deterritorialization and reterritorialization of Coletivo Cê. It is also a scratch to the surface about the knowledge of experience and ethical, aesthetic and political movements in research about education. We will present ways that allowed a research carried out from the perspective of implication, requiring a vibrating body and implied in the research. The author of this research has been working on the Coletivo Cê for more than seven years. The Coletivo Cê is a group of artists who research the language of theater, in the city of Votorantim, São Paulo. This research goal was to trace the processes and routes from the year of its foundation in 2009 to the present day. Within this proposal, there was also a close look at the concepts of authors who lead and compose the living and pulsating picture of cartography, such as Gilles Deleuze, Félix Guattari, Suely Rolnik, Jacques Ranciére, Jorge Larrosa Bondía, Paulo Freire, sociologist Boaventura de Souza Santos and others who believe in the work of thought as a vibrating space of our urgencies. An intellectual production in the field of Education, proposing cartography as an aesthetic possibility for the urgencies that plague us, able to understand the "educate" mediated by artistic actions of cultural collectives groups, which can become a practice of social transformation for the emancipation of people.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectDesterritorializaçãopor
dc.subjectReterritorializaçãopor
dc.subjectCorpo Implicadopor
dc.subjectColetivos Culturaispor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subjectSocial movementseng
dc.subjectTeatro e sociedadepor
dc.subjectTheater and societyeng
dc.subjectTeatro - Aspectos antropológicospor
dc.subjectTheater - Antropological aspectseng
dc.subjectCollective groupseng
dc.subjectCartographyeng
dc.titleColetivo Cê: processos e percursos de redesterritorialização: aprendendo com a experiênciapor
dc.title.alternativeCollective Cê: processes and paths of redesterritorialization: learning from experienceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Fátima Dulcinéia de Fátima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9339578170693084por
dc.description.resumoO estudo aqui apresentado propõe compartilhar uma cartografia dos processos e percursos de desterritorialização e reterritorialização do Coletivo Cê. Um sobrevoo aos saberes da experiência e aos movimentos éticos, estéticos e políticos na pesquisa em educação. Apresentaremos aqui dispositivos que mobilizaram uma pesquisa realizada a partir da perspectiva da implicação, convocando um corpo vibrátil e implicado no ato da pesquisa. O autor da referida pesquisa aduba suas vivências no Coletivo Cê, há mais de sete anos. O Coletivo Cê é um agrupamento de artistas que pesquisam a linguagem do teatro, na cidade de Votorantim, São Paulo. Coube a referida pesquisa tatear os processos e percursos desde o ano de sua fundação, 2009, até os dias de hoje. Dentro dessa proposta, coube também um olhar atento aos conceitos de autores que conduzem e compõem em cores o quadro vivo e pulsante da cartografia, como: Gilles Deleuze, Félix Guattari, Suely Rolnik, Jacques Ranciére, Jorge Larrosa Bondía, Paulo Freire, o sociólogo Boaventura de Souza Santos entre outros que acreditam no trabalho do pensamento como espaço vibrátil das nossas urgências. Uma produção intelectual no campo da Educação, propondo a cartografia como uma possibilidade estética para as urgências que nos assola, capaz de compreender o “educar-se” mediado por ações artísticas de coletivos culturais, que pode se tornar uma prática de transformação social para a emancipação de sujeitos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5128703213868329por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record