Show simple item record

dc.contributor.authorPamplona, Renata Silva
dc.date.accessioned2018-02-28T18:31:15Z
dc.date.available2018-02-28T18:31:15Z
dc.date.issued2017-02-16
dc.identifier.citationPAMPLONA, Renata Silva. Pedagogias de gênero em narrativas sobre transmasculinidades. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9492.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9492
dc.description.abstractThis research aims to analyze aspects of transmasculinities from the autobiographical accounts of four Brazilian men. The proposed objective is based on the understanding that transmasculinities, when compared to other sexual and gender minorities, have less political visibility. However, in Brazilian society, in recent years, this visibility has gradually been constituted by a certain activism exercised by transmen. The problem raised is to analyze through the accounts of four transsexual men how these individuals have constructed possible tools to confront the hegemonic matrix of masculinities. The hypothesis is that transmasculinities may constitute an inventive category of life potentials and an exercise capable of subverting the sex/gender system through the production of multiple expressions of masculinities. We understand that knowledge and pedagogical practices (school and non-school) are intimately involved in the processes of the production of subjectivities and the power relations that regulate people's bodies. They make it appear that some normative identities are naturally constitutive of the subjects and not strategically produced and taught by the normalization exercises of behaviors and bodies. As a theoretical option, this study draws on some concepts of post-structuralist studies and gay and feminist studies, centered predominantly on readings of Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Beatriz Preciado and Judith Butler. In the first instance, our methodological procedure consists of the presentation of the object of study and the problematization surrounding the concepts of transsexuality and transmasculinity. Subsequently, we analyze the literary accounts of three trans men: John W. Nery, Jô Lessa and Anderson Herzer. Finally, we offer an analysis of twenty-one letters written by Dom, an anonymous transhuman who relates his life experiences and the territories traced in the experience of his transmasculinity. Having examined the wealth of these distinct productions from the subjectivities of the trans male universe, it is striking to note the extent to which they seek to multiply the possibilities of living out masculinities. However, the risk of subjection and abjection is permanent when one lives on the frontier of dichotomous genres, sometimes leading to entrapment within the staging of the heterocentric system. Thus, the process of deconstructing hegemonic masculinity for trans men is a continuous task in becoming.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTransmasculinidade.por
dc.subjectMasculinidade hegemônica.por
dc.subjectHeteronormativityeng
dc.subjectGender pedagogies.eng
dc.titlePedagogias de gênero em narrativas sobre transmasculinidadespor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Dinis, Nilson Fernandes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9901790534758296por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar aspectos das transmasculinidades a partir dos relatos autobiográficos de quatro transhomens brasileiros. O objetivo proposto fundamenta-se na compreensão de que as transmasculinidades, quando comparadas a outras minorias sexuais e de gênero, apresentam menos visibilidade política. Entretanto, na sociedade brasileira, nos últimos anos, essa visibilidade tem se constituído aos poucos mediante certo ativismo exercido pelos transhomens. O problema levantado consiste em analisar por meio dos relatos de quatro homens trans como esses têm arquitetado possíveis ferramentas para enfrentar a matriz hegemônica das masculinidades. Nossa hipótese é a de que as transmasculinidades podem constituir-se como uma categoria inventora da potência de vida e um exercício subversor do sistema sexo/gênero mediante a produção de múltiplas expressões de masculinidades. Compreendemos que saberes e práticas pedagógicas (escolares e não escolares) estão intimamente implicados nos processos de produção de subjetividades e relações de poder que regulam os corpos das pessoas. Fazem parecer que algumas identidades normativas são naturalmente constitutivas dos sujeitos e não estrategicamente produzidas e ensinadas pelos exercícios de normalização das condutas e dos corpos. Como opção teórica, trabalhamos com alguns conceitos dos estudos pós-estruturalistas e dos estudos queer e feministas, ancorados predominantemente na leitura de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Beatriz Preciado e Judith Butler. Nossos procedimentos metodológicos consistem, em um primeiro momento, na apresentação do objeto de estudo e problematização acerca do conceito da transexualidade e transmasculinidade. Posteriormente, analisamos os relatos literários de três homens trans: João W. Nery, Jô Lessa e Anderson Herzer. Ao final procedemos à análise de vinte e uma cartas redigidas por Dom, um transhomem anônimo que relata suas experiências de vida e os territórios traçados para a vivência de sua transmasculinidade. Após transitar pela riqueza dessas distintas produções das subjetividades do universo trans masculino, pudemos perceber que elas buscam multiplicar as possibilidades de vivência das masculinidades. Todavia, o risco de assujeitamento e abjeção é permanente quando se vive na fronteira dos gêneros dicotômicos, levando, às vezes, à cilada da encenação do sistema heterocentrado. Desse modo, o processo de desconstrução da masculinidade hegemônica para os homens trans é uma tarefa contínua, em devir.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 13/141676-2.por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0007062758838949por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record