Mostrar el registro sencillo del ítem
Proposta de uma sequência didática com o uso de recursos diversificados para o ensino e aprendizagem de tópicos específicos de astronomia
dc.contributor.author | Moreira, Raphael Henrique | |
dc.date.accessioned | 2018-02-28T20:31:30Z | |
dc.date.available | 2018-02-28T20:31:30Z | |
dc.date.issued | 2015-03-31 | |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Raphael Henrique. Proposta de uma sequência didática com o uso de recursos diversificados para o ensino e aprendizagem de tópicos específicos de astronomia. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9497. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9497 | |
dc.description.abstract | The current challenges of the Brazilian education are given in different planes, are those related to structural conditions, a real recognition of the importance of teacher and their training, and the pedagogical innovation. This latter aspect involves rethinking approaches and resources used in teaching. Considering this, in this work was prepared a didactic sequence intended to help improve the teaching and learning of a specific science theme related to the topic Earth and Universe: location by visible stars in the sky. This theme includes what is suggested in the National Curriculum Parameters and in the curriculum of the São Paulo state for students of the 7th graders of elementary school. The didactic sequence was planned using some principles contained in the Potentially Significant Teaching Units (UEPS), in the Teaching-Learning sequences (TLS) and in problem situations. The educational product was created to articulate various teaching resources, some already available for students of the public school of São Paulo, and others built in this work, as a Board Game and a model for the construction of Southern Cross Constellation. The didactic sequence was applied in a class of 7th graders of a elementary public school in São Paulo, i.e., in a real environment of education. As a result of the implementation, it was observed that some activities of the SD contributed to fulfill of requirements necessary for there to meaningful learning: the student predisposition for learning and the availability of potentially significant materials. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Constelações | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Unidades de ensino potencialmente significativas | por |
dc.subject | Sequência de ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Constellations | eng |
dc.subject | Didactic sequence | eng |
dc.subject | Potentially significant teaching units | eng |
dc.subject | Teaching-learning sequences | eng |
dc.title | Proposta de uma sequência didática com o uso de recursos diversificados para o ensino e aprendizagem de tópicos específicos de astronomia | por |
dc.title.alternative | Proposal for a teaching sequence with the use of diverse resources for teaching and learning of specific topics of astronomy | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Pessanha, Márlon Caetano Ramos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6347223505034848 | por |
dc.description.resumo | Os desafios atuais da educação brasileira se dão em diferentes planos, sejam aqueles relacionados às condições estruturais, à valorização e capacitação dos professores e na inovação pedagógica. Este último aspecto envolve repensar as abordagens e recursos utilizados nas situações de ensino. Considerando isto, neste trabalho foi elaborada uma sequência didática (SD) que pretende contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem de um tema específico de ciências relacionado com o tópico Terra e Universo: localização pelo que pode ser visto no céu. Este tema contempla o que é sugerido nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no currículo do estado de São Paulo para os alunos do 7º ano do ensino fundamental. A SD foi planejada utilizando alguns princípios contidos nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), nas Sequências de Ensino e Aprendizagem (SEA) e nas situações-problemas. Ela foi criada buscando uma articulação entre vários recursos pedagógicos, alguns já disponíveis no caderno do aluno da escola pública de São Paulo e outros construídos especialmente neste trabalho, como um Jogo de Tabuleiro e uma maquete para construção da Constelação do Cruzeiro do Sul. A SD foi aplicada em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo, ou seja, em um ambiente educacional formal. Como resultados da implementação, foi observado que algumas atividades desenvolvidas na SD contribuíram para o cumprimento de requisitos necessários para que haja a aprendizagem significativa: a predisposição do aluno para a aprendizagem e a disponibilidade de materiais potencialmente significativos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3408313281933592 | por |