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dc.contributor.authorGomide, Eduardo Heber
dc.date.accessioned2018-03-08T20:03:43Z
dc.date.available2018-03-08T20:03:43Z
dc.date.issued2017-09-01
dc.identifier.citationGOMIDE, Eduardo Heber. O desenvolvimento de novos serviços em empresas de manufatura : estudo de casos em produtores de caminhões. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9551.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9551
dc.description.abstractServices are not only important for companies in the tertiary sector, but also for manufacturing companies. With the servitization strategy, these companies are offering more services added to their products and developing new service offerings in which the product is no longer the focus on the offer to the customer. The servitization, understood as this process for service-centric business models, requires new postures, processes, capabilities, and resources. Among the processes, manufacturing companies need to start developing not just products, but services as well. With this, the New Service Development (NSD) gains importance for manufacturing companies. In spite of this importance, there is no consensus in the literature about NSD structuring and its integration with the product development process (PDP) in manufacturing companies. Thus, this dissertation sought to focus on the following research questions: How do manufacturing companies organize their New Service Development processes, and how is this process integrated into the New Product Development process? Therefore, the objective is to characterize and analyze the process of New Service Development in the context of manufacturing companies. To achieve this objective, two research strategies were used: Systematic Bibliographic Review and the Multiple Case Study in two manufacturing companies of truck manufacturers. Through semi-structured interviews, the heads of the areas involved with the NSD were interviewed in order to identify information regarding the structuring of the NSD. The results indicate that most of the innovations made by the companies investigated refer to innovations of the ad hoc type and consist in the development of new solutions to the problem of a client. It was also observed that the companies do not have an area dedicated to the NSD, and this responsibility falls on the After Sales area due to the approach with the clients. It is also concluded that the companies do not perform all the steps provided in the traditional models and have low levels of NSD formalization. Finally, on the integration of PDP and NSD processes, there is a positive consensus among companies, but this is understood as the exchange of information. In this way, the results indicate that the processes are performed in a non-integrated way.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDesenvolvimento de Novos Serviçospor
dc.subjectServitizaçãopor
dc.subjectSistema Produto Serviçospor
dc.subjectEmpresas de manufaturapor
dc.subjectNew Service Developmenteng
dc.subjectServitizationeng
dc.subjectProduct-Service Systemeng
dc.subjectManufacturing Companieseng
dc.titleO desenvolvimento de novos serviços em empresas de manufatura : estudo de casos em produtores de caminhõespor
dc.title.alternativeThe new service development in manufacturing companies : case studies in truck manufacturerseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mendes, Glauco Henrique de Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7564259060572565por
dc.description.resumoOs serviços passaram a não ser importantes somente para as empresas do setor terciário, mas também para as empresas de manufatura. Com a estratégia da servitização, essas empresas estão ofertando mais serviços adicionados a seus produtos e desenvolvendo novas ofertas de serviços nas quais o produto deixa de ser o foco na oferta ao cliente. A servitização, entendida como este processo para modelos de negócios centrados em serviços, exige novas posturas, processos, capacidades e recursos. Entre os processos, é preciso que as empresas de manufatura passem a desenvolver não apenas produtos, mas serviços também. Com isso, o Desenvolvimento de Novos Serviços (DNS) ganha importância para empresas de manufatura. A despeito desta importância, não existe um consenso na literatura sobre a estruturação do DNS e sua integração com o processo de desenvolvimento de produtos (PDP) em empresas de manufatura. Assim, essa dissertação buscou focar nas seguintes questões de pesquisa: Como as empresas de manufatura organizam seus processos de Desenvolvimento de Novos Serviços, e como esse processo é integrado ao processo de Desenvolvimento de Novos Produtos? Logo, o objetivo é o de caracterizar e analisar o processo de Desenvolvimento de Novos Serviços no contexto de empresas de manufatura. Para consecução deste objetivo foram utilizadas duas estratégias de pesquisas: a Revisão Bibliográfica Sistemática e o Estudo de Caso Múltiplo em duas empresas de manufatura fabricantes de caminhões. Por meio de entrevistas semiestruturadas, os responsáveis das áreas envolvidas com o DNS foram entrevistados a fim de identificar informações relativas à estruturação do DNS. Os resultados indicam que a maioria das inovações feitas pelas empresas investigados referem-se às inovações do tipo ad hoc e consistem no desenvolvimento de novas soluções para o problema de um cliente. Observou-se também que as empresas não possuem uma área dedicada ao DNS, sendo que esta responsabilidade recai sobre a área de Pós-Venda devido à aproximação com os clientes. Conclui-se também que as empresas não executam todas as etapas previstas nos modelos tradicionais e possuem baixos níveis de formalização do DNS. Por fim, sobre a integração dos processos de PDP e DNS, existe um consenso positivo entre as empresas, porém, isto é entendido como a troca de informações. Desta forma, os resultados indicam que os processos são realizados de forma não integrada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0399537534427986por


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