Show simple item record

dc.contributor.authorFeliciano, Gilmara Martins
dc.date.accessioned2018-03-23T12:09:37Z
dc.date.available2018-03-23T12:09:37Z
dc.date.issued2017-09-04
dc.identifier.citationFELICIANO, Gilmara Martins. O olhar de Van Gogh pelas lentes de Alain Resnais : uma poética da luz. 2017. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9596.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9596
dc.description.abstractThis study was instigated by the documentary Van Gogh (1947), by Alain Resnais. The main reason for this analysis was given by the peculiar structure of the short film that had only the painting of Vincent Van Gogh as a source image. This nature allowed us to believe that the filmmaker's intention was to 'make' cinema from plastic pictorial material. And he did so in a dynamic that involved his process of creation and that of the painter, because at the same time that he thought the pictorial image, he conjectured it as cinema. Analyzing the creative movement of the artist the director supposedly evidencedhis own movement. The analysis of the structural transformation experienced by the painting was carried out according to the transcreation studies (Haroldo de Campos), of poetic translation (Roman Jakobson) and the implications of the poetic, phatic and metalinguistic functions in the elaboration of the aesthetic object. For this unique condition Van Gogh we recognize it as a film-essay (Arlindo Machado and Ismail Xavier) that transcends the paradigms of the documentary genre. We also sought to guide our analysis of translation from Jacques Aumont 's three operations: diegetization, narration and psychologization, which allowed us to point out the translation procedures (filming, editing and oralized text) responsible for the transformation of painting into cinema.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFilme-ensaiopor
dc.subjectTranscriaçãopor
dc.subjectTradução poéticapor
dc.subjectAlain Resnaispor
dc.subjectVincent Van Goghpor
dc.subjectFilm-essayeng
dc.subjectTranscreationeng
dc.subjectPoetic translationeng
dc.titleO olhar de Van Gogh pelas lentes de Alain Resnais : uma poética da luzpor
dc.title.alternativeVan Gogh's view by the lenses of Alain Resnais : a poetic of lighteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Monzani, Josette Maria Alves de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0505156751073470por
dc.description.resumoEste estudo foi instigado pelo documentário Van Gogh (1947), de Alain Resnais. O motivo principal desta análise se deu em virtude da estrutura peculiar do curta-metragem que teve unicamente a pintura de Vincent Van Gogh como imagem-fonte. Essa natureza híbrida nos permitiu acreditar que a intenção do cineasta foi fazer cinema a partir de material plástico pictórico. E o fez numa dinâmica que envolveu o seu processo de criação e o do pintor, pois ao mesmo tempo que pensou a imagem pictórica, a conjecturou como cinema. Foi analisando o movimento criador do artista plástico que o diretor supostamente evidenciou o seu. A análise da transformação estrutural experimentada pela pintura foi efetuada segundo os estudos de transcriação (Haroldo de Campos), tradução poética (Roman Jakobson) e as implicações das funções poética, fática e metalinguística na elaboração do objeto estético. Por essa condição ímpar de Van Gogh, o reconhecemos como um filme-ensaio (Arlindo Machado e Ismail Xavier) que transcende os paradigmas do gênero documental. Buscamos ainda orientar nossa análise dessa tradução intersemiótica a partir das três operações de Jacques Aumont: diegetização, narração e psicologização, que proporcionou apontar os procedimentos tradutórios (filmagem, montagem e texto oralizado) responsáveis pela transformação da pintura em cinema.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEOpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 1519504por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0040524807033132por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record