Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorArato, Agnes Dias
dc.date.accessioned2018-03-27T16:20:45Z
dc.date.available2018-03-27T16:20:45Z
dc.date.issued2018-03-12
dc.identifier.citationARATO, Agnes Dias. O clipping como fonte de informação para inteligência competitiva : uma proposta para a UFSCar. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9609.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9609
dc.description.abstractThe advent of the Knowledge Society has brought new challenges to the management of organizations. The speed of events and the abundance of information resulted in the need to monitor the environment and to remain flexible and open to constant changes, which requires that organizations, as well as people, are constantly learning, evaluating experiences, collecting hints and data and turning them into knowledge. Within this context, organizations need to re-evaluate traditional processes, often performed without reflection, so that they can provide this learning possibility. In light of this, by using the concepts of Competitive Intelligence and Bibliometrics, this paper proposes the elaboration of indicators for the monitoring of the institutional image and the relationship of the Federal University of São Carlos (UFSCar) with the press. The research method used was the case study and bibliometrics was the technique of information analysis applied to the analyzed sample, which comprised 3,823 bibliographical records collected by the clipping service and performed by the Coordination of Social Communication (CCS) of UFSCar (case unit). The results obtained were: 1] a set of bibliometric indicators on institutional image and relationship with the press; and 2] the diagnosis of the clipping process, in order to reformulate it. It was concluded that the indicators and the diagnosis contribute to the generation of intelligence for the decision-making process, based on data and information already collected on a regular basis by the clipping process.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectInteligência competitivapor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectIndicadorespor
dc.subjectCompetitive intelligenceeng
dc.subjectOrganizational communicationeng
dc.subjectClippingeng
dc.subjectIndicatorseng
dc.titleO clipping como fonte de informação para inteligência competitiva : uma proposta para a UFSCarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Amaral, Roniberto Morato do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6958372164719600por
dc.description.resumoO advento da Sociedade do Conhecimento trouxe novos desafios à gestão das organizações. A velocidade dos acontecimentos e a abundância de informações trazem a necessidade de monitorar o ambiente e se manter flexível e aberto às constantes mudanças, o que impõe que as organizações, assim como as pessoas, estejam em constante aprendizado, avaliando experiências, coletando indícios e dados e os transformando em conhecimento. Neste contexto, organizações precisam reavaliar processos tradicionais, realizados muitas vezes sem reflexão, de forma que possam fornecer essa possibilidade de aprendizado. Diante disso, partindo dos conceitos de Inteligência Competitiva e de Bibliometria, este trabalho propõe a elaboração de indicadores para o monitoramento da imagem institucional e do relacionamento da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com a imprensa. O estudo de caso foi o método de pesquisa utilizado e a bibliometria foi a técnica de análise de informações aplicada à amostra analisada, que compreendeu 3.823 registros bibliográficos coletados junto ao serviço de clipping, realizado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar (unidade caso). Os resultados alcançados foram: 1] conjunto de indicadores bibliométricos sobre a imagem institucional e o relacionamento com a imprensa; e 2] o diagnóstico do processo de clippagem, no intuito de reformulá-lo. Conclui-se que os indicadores e o diagnóstico contribuem para a geração de inteligência para o processo de tomada de decisão, a partir de dados e informações já regularmente coletados pelo processo de Clippagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1743790343816103por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem