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dc.contributor.authorSilva, Rodrigo França dapor
dc.date.accessioned2018-03-29T17:35:20Z
dc.date.available2018-03-29T17:35:20Z
dc.date.issued2017-04-19
dc.identifier.citationSILVA, Rodrigo França da. Qualidade microbiológica, físico-química, instrumental e sensorial de marcas de açúcares mascavo. 2017. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9629.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9629por
dc.description.abstractThe present work aimed to evaluate the microbiological, physical-chemical, instrumental and sensory quality of brown sugar brands in order to produce data on the identity of this product. We analyzed 15 brands, obtained in supermarkets and stores of integral products of the region of Araras - SP. For microbiological analysis, the aim was to analyze the mesophilic bacteria, molds and yeasts, as well as Salmonella and total coliforms. It was also evaluated aspects of moisture and water activity, as well as polarization, ashes, reducing sugars, total reducing sugars and pH. We also sought to evaluate the preference and difference terms of the brands, using the sensorial analysis. Four of the brands studied were above international standards for mesophilic bacteria. All brands show compliance how much total coliforms and Salmonella evaluated. The analyzes of moisture and water activity ranged from 0.74 to 4.36%, and from 0.55 to 0.72, respectively. In terms of polarization the marks varied from 84.00 to 96.50 ° S, for ash the variation was between 0.33 and 2.65%, in relation to the reducing sugars the values were between 4.90 and 6.00 and From 5.50 to 8.40 for pH. For total reducing sugars, a change from 75.38 to 92.30% was observed. After analysis, the results indicated that the brands differed in the majority of the sensorial attributes studied, as well as a greater tendency in preference for the brand that presented characteristics aimed at a lighter coloration, less moist appearance and a more granular texture. Studies with these characteristics present themselves in a relevant way, as it characterizes the product in the search for real standardization, bringing information to both consumers and producers, thus moving towards product identity.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAçúcar mascavopor
dc.subjectAtributospor
dc.subjectPreferênciapor
dc.subjectAttributeseng
dc.subjectBrown sugareng
dc.subjectPreferenceeng
dc.titleQualidade microbiológica, físico-química, instrumental e sensorial de marcas de açúcares mascavopor
dc.title.alternativeMicrobiological, physical-chemical, instrumental and sensory quality of marks of brown sugarseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Verruma-Bernardi, Marta Reginapor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3470912236544684por
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica, físico-química, instrumental e sensorial de marcas de açúcar mascavo afim de produzir dados sobre a identidade deste produto. Foram analisadas 15 marcas, obtidas em supermercados e lojas de produtos integrais da região de Araras – SP. Para análise microbiológica, buscou-se analisar as bactérias mesófilas, bolores e leveduras, bem como Salmonella e coliformes totais. Avaliou-se ainda, aspectos de umidade e atividade de água, bem como polarização, cinzas, açúcares redutores, açúcares redutores totais e pH. Buscou-se avaliar ainda os termos de preferência e diferença das marcas, utilizando a analise sensorial. Quatro das marcas estudadas mostraram-se acima dos padrões internacionais para bactérias mesófilas. Todas as marcas se mostram em conformidade, quando avaliadas coliformes totais e Salmonella. As análises de umidade e atividade de água variaram de 0,74 a 4,36%, e de 0,55 a 0,72, respectivamente. Em termos de polarização as marcas variaram de 84,00 a 96,50ºS, para cinzas a variação se estabeleceu entre 0,33 e 2,65%, em relação aos açúcares redutores os valores ficaram entre 4,90 e 6,00 e de 5,50 a 8,40 para pH. Para açúcares redutores totais, observou-se uma variação de 75,38 a 92,30%. Após análises, os resultados indicaram que as marcas diferiram na maioria dos atributos sensoriais estudados, bem como uma maior tendência em termos de preferência, para a marca que apresentou características voltadas para uma coloração mais clara, aparência menos úmida e com textura mais granulosa. Estudos com essas características se apresentam de forma relevante, pois caracteriza o produto na busca da real padronização, trazendo informação tanto para quem consome, como para quem produz, caminhando assim para a identidade do produto.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOSpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6811323057959894por


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