Show simple item record

dc.contributor.authorNegri, Marcia Fanti
dc.date.accessioned2018-04-02T19:33:34Z
dc.date.available2018-04-02T19:33:34Z
dc.date.issued2014-03-26
dc.identifier.citationNEGRI, Marcia Fanti. Competências do professor de Português Língua Estrangeira (PLE) em formação : (re)construção e reflexão. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9641.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9641
dc.description.abstractThis research aims to analyze the performance of teachers (in the process of education) of Portuguese as a foreign language, based on a range of theoretical models of competence. Therefore, a brief summary of the term competence was outlined, starting with the concept of communicative competence and their approaches related to foreign language teachers. This research is based upon theories of competence, communicative competence and competence for foreign language teachers. It includes the following authors teachers: Chomsky (1960), Hymes (1972), Savignon (1972), Widdowson (1978), Canale e Swain (1980), Canale (1983), Bachman (1990), Celce-Murcia et al (1995), as well as Perrenoud (1999), Basso (2001) and Almeida Filho (1993 e 1999). In order to collect data, the following instruments/procedures were used in this investigation: an initial questionnaire which aimed to obtain the teachers’ profile; audio recorded lessons; field notes and a final questionnaire. Afterwards, some criteria were established to analyze the data. Some excerpts of the recorded lessons were selected due to the fact that they show evidence of some competences. Based upon Almeida Filho (1993 e 1999) it is considered that the competences of foreign language teachers can be reconstructed through reflection upon their performance. With this work we aim to contribute to the process of reflection in teacher education in the field of foreign languages, as well as, to the literature regarding foreign language teaching and learning process and, more specifically, to the area of Portuguese as a Foreign Language teaching.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectPortuguês Língua Estrangeirapor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectFormação de professorpor
dc.titleCompetências do professor de Português Língua Estrangeira (PLE) em formação : (re)construção e reflexãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Viana, Nelson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6252579012192711por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar, com base em diversos modelos teóricos de competência, a prática do professor de Português Língua Estrangeira (PLE) em formação. Para isso, realizamos um breve histórico do termo competência, desde o seu surgimento, passando pela noção de competência comunicativa e abrangendo as competências relacionadas ao professor de língua estrangeira. Embasamo-nos em Chomsky (1960), Hymes (1972), Savignon (1972), Widdowson (1978), Canale e Swain (1980), Canale (1983), Bachman (1990), Celce-Murcia et al (1995) e Celce-Murcia (2007), bem como em Perrenoud (1999), Basso (2001) e Almeida Filho (1993 e 1999). Para a coleta de dados, utilizamos quatro instrumentos: um questionário inicial, que objetivou traçar o perfil do professor de PLE em formação; gravação de aulas em audio e vídeo; notas de campo; e um questionário final. Para apresentação e discussão dos dados, estabelecemos critérios para a análise das aulas observadas, no sentido de selecionar momentos/trechos da aula em que as competências dos professores poderiam se evidenciar. Defendemos, com base nas teorias de Almeida Filho (1993 e 1999), que as competências do professor de PLE podem ser (re)construídas a partir da reflexão sobre a prática de ensino. Dessa forma, buscamos contribuir para a formação crítico-reflexiva de professores de PLE, bem como para a literatura dessa área.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0126666263989130por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record