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dc.contributor.authorVieira, Marina Helena Pereira
dc.date.accessioned2018-04-26T17:18:39Z
dc.date.available2018-04-26T17:18:39Z
dc.date.issued2018-02-22
dc.identifier.citationVIEIRA, Marina Helena Pereira. Análise ergonômica do trabalho docente na pós-graduação: estudo de caso no departamento de engenharia de produção de uma instituição de ensino superior (IES) pública federal. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9833.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9833
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyze the work activity of higher level teaching, identifying the constraints that the professionals of this category are submitted, due - especially - to the system of evaluation of the intellectual production linked to the postgraduate programs. It will be studied the teacher’s activities that works in the Department of Production Engineering (PE) of a federal public university, in the interior of the state of São Paulo. The choice of this theme considers that the teaching work started to have a new logic in the academic routines, based on the acceleration and intensification of activities and the stimulus to productivity, that reproduces in the university scope the characteristics of flexible work. Thus, the teaching activity, related to teaching, research and extension, as well as the administrative management of the university, will be analyzed from the perspective of the Activity Ergonomics. As for the methodological design, this research is classified as descriptive, with a qualitative approach, of a bibliographic character, complemented by the application of a single case study, outlined by the methodological approach of the Ergonomic Work Analysis (EWA), which allows to systematize the investigation of situation of the work environment. he results show that the teachers who work in the postgraduate program of the selected institution are submitted to greater constraints and experience feelings of frustration due to the charges for publication. Some teachers consider the evaluation of intellectual production as an oppressive and motivating process of unproductive productivism, which does not reflect the performance of a good teacher in the exercise of his teaching, research and extension activities. Despite the physical and cognitive impairments arising from the function, the work environment, the autonomy to perform the activities and the satisfaction in developing research are factors that positively influence the work activity of this labor category. Therefore, higher level teaching has proved to be an activity of high physical and cognitive demand and represents an even more pronounced dichotomy in graduate studies, between the pleasures of producing knowledge and the wear and tear that the demands of intellectual production impose.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAnálise Ergonômica do Trabalhopor
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectTrabalho Docentepor
dc.subjectErgonomic Work Analysiseng
dc.subjectPost-graduationeng
dc.subjectTeaching Workeng
dc.titleAnálise ergonômica do trabalho docente na pós-graduação: estudo de caso no departamento de engenharia de produção de uma instituição de ensino superior (IES) pública federalpor
dc.title.alternativeErgonomic Work Analysis of postgraduate teaching: case study in the production engineering department of a federal public universitypor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fontes, Andréa Regina Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848646681792317por
dc.contributor.advisor-co1Gemma, Sandra Francisca Bezerra
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7008872923416197por
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa é analisar a atividade de trabalho docente de nível superior, identificando os constrangimentos que os profissionais dessa categoria estão submetidos, devido – especialmente – ao sistema de avaliação da produção intelectual atrelado aos programas de pós-graduação. Serão estudadas as atividades do corpo docente que atua no departamento de Engenharia de Produção (EP) de uma universidade pública federal, no interior do estado de São Paulo. A escolha dessa temática considera que o trabalho docente passou a ter uma nova lógica nas rotinas acadêmicas, baseada na aceleração e intensificação de atividades e no estímulo à produtividade, que reproduz no âmbito universitário as características próprias do trabalho flexível. Assim, a atividade docente, relacionada ao ensino, pesquisa e extensão, bem como a gestão administrativa da universidade, serão analisadas sob a ótica da Ergonomia Situada. Quanto ao delineamento metodológico, esta pesquisa é classificada como descritiva, de abordagem prioritariamente qualitativa, de caráter bibliográfico, complementada pela aplicação de um estudo de caso único, delineado pela abordagem metodológica da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), que permite sistematizar a investigação da situação real do ambiente de trabalho. Os resultados mostram que os docentes que atuam no programa de pós-graduação da instituição selecionada estão submetidos a maiores constrangimentos e experimentam sentimentos de frustração devido às cobranças por publicação. Parte dos docentes consideram a avaliação da produção intelectual um processo opressivo e motivador de um produtivismo sem retorno, que não traduz o desempenho de um bom professor no exercício de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Apesar dos desgastes físicos e cognitivos advindos da função, o ambiente de trabalho, a autonomia para executar as atividades e a satisfação em se desenvolver pesquisa são fatores que influenciam positivamente a atividade de trabalho dessa categoria laboral. Portanto, a docência de nível superior mostrou-se como uma atividade de alta demanda física e cognitiva e representa uma dicotomia ainda mais acentuada na pós-graduação, entre os prazeres de se produzir conhecimento e os desgastes que as exigências da produção intelectual impõem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-Sopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::ERGONOMIApor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::ANALISE INSTITUCIONALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9384427222206140por


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