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dc.contributor.authorMaia, Gleidylucy Oliveira da Silva
dc.date.accessioned2018-05-10T14:29:24Z
dc.date.available2018-05-10T14:29:24Z
dc.date.issued2017-06-27
dc.identifier.citationMAIA, Gleidylucy Oliveira da Silva. Relações de agenda e enquadramento entre a imprensa e a propaganda negativa eleitoral nas eleições presidenciais de 2014. 2017. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9952.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9952
dc.description.abstractThis thesis aims to identify the relation between press and electoral campaigns in Brazilian‘s negative propaganda. This research is based on the effects of the attacks in a lawsuit, the repercussion of press and the characterizing the ripple effect. We will analyze whether this issues reinforced the opposition against the government‘s agenda. Our research hypothesis is that this agenda attracts the repercussion of the Brazilian printed newspapers. To do so, we will analyze the 2014 presidential election campaign. The corpus of the research was composed by the analysis of the Free Elective Advertising Hours (HGPE), spots and by texts of the two main national newspapers, namely Folha de São Paulo and Globo; during the electoral campaign. Finally, we will show this agenda‘s repercussion in the periodicals as an opposition‘s reinforcement, confirming the presented hypotheses.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPropaganda negativapor
dc.subjectImprensapor
dc.subjectConvergência de mediaspor
dc.subjectCompetição eleitoralpor
dc.subjectNegative propagandaeng
dc.subjectPresseng
dc.subjectRipple effecteng
dc.subjectElectoral competitioneng
dc.titleRelações de agenda e enquadramento entre a imprensa e a propaganda negativa eleitoral nas eleições presidenciais de 2014por
dc.title.alternativeRelations of agenda and frameworks between press and negative electoral propaganda in brazilian presidential elections of 2014eng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Azevedo, Fernando Antonio Farias de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6291864794986993por
dc.description.resumoEsta tese tem como objeto identificar a relação entre imprensa e campanhas eleitorais no que se refere à propaganda negativa. No momento em que o tema da propaganda negativa se constitui enquanto objeto de análise da Ciência Política brasileira, percebemos uma lacuna na literatura nacional e internacional sobre o papel da imprensa como amplificador dos temas da agenda de ataques e seus enquadramentos a partir da seleção e saliência destes temas em suas coberturas no período eleitoral. Esta constatação parte da concordância de que não é possível entender os efeitos dos ataques em um pleito sem antes identificar como a imprensa os repercutiu, ou seja, sem caracterizar o que conceituamos aqui de ripple effect. Entretanto, nenhum estudo brasileiro demonstrou como ataques e a cobertura jornalística durante as campanhas eleitorais convergem apesar de termos quase 30 anos ininterruptos de eleições diretas presidenciais no Brasil. Assim, partindo do pressuposto de que a agenda negativa teria maior valor-notícia e atende ao paralelismo político característico do nosso sistema de mídias, analisaremos se os temas da agenda de ataques apareceram também nos temas tratados pela grande imprensa brasileira e como essa “visibilidade” reforçou a agenda da oposição contra o governo. Nossa hipótese de pesquisa é de que houve ripple effect – ou seja, convergência – entre a agenda dos ataques e da imprensa, em especial, a agenda da oposição em relação ao governo. Para tanto iremos analisar a campanha eleitoral presidencial de 2014 por ter sido um pleito “quente”, com maior possibilidade de dados para entender essa relação. O corpus da pesquisa foi composto pela análise do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), spots e pelas noticias e textos opinativos dos dois principais jornais impressos nacionais em circulação, a saber, a Folha de São Paulo e o Globo; durante os meses da campanha eleitoral de 2014. Por fim, demonstraremos uma forte relação de semelhança entre a agenda de ataques e a dos dois periódicos analisados com reforço as agendas da oposição, confirmando as hipóteses apresentadas e reforçando os achados da literatura sobre paralelismo político na imprensa brasileira.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPolpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1871892858720738por


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