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dc.contributor.authorMaciel, Andrey Monteiro
dc.date.accessioned2018-05-14T20:31:09Z
dc.date.available2018-05-14T20:31:09Z
dc.date.issued2017-04-26
dc.identifier.citationMACIEL, Andrey Monteiro. Influência da variação geométrica dos alvéolos na capacidade resistente ao cisalhamento de lajes alveolares protendidas. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10007.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10007
dc.description.abstractThis dissertation deals with the study of the influence of void geometry on the shear capacity of prestressed hollow core slabs. Based on analytical models for the tension shear capacity for uncracked sections, which were first proposed by YANG (1994) and latter modified by PAJARI (2005), a calculation procedure applying spreadsheets has being proposed for the prior definition of the void geometry, allowing an easy and quick way to evaluate the efficiency of the void shape to provide shear capacity. In addition, the influence of the variation of the angle of failure for the tension shear mechanism has been confronted against experimental results, giving indication that the fixed angle of 35º assumed by YANG (1994) is an adequate inclination to be considered in design. Calculation examples were presented in order to elucidate the main concepts discussed in this work. Comparisons were made considering the Brazilian normative model and the Yang-Pajari model for tension shear, from results obtained experimentally for prototypes whose rupture occurred by diagonal traction, and for the Brazilian standard model, safety results were not verified for slabs with oblong cores; as opposed to the YANG-PAJARI model applied to the same slabs, providing satisfactory results. In addition, the analytical model based on the Brazilian code of practice for structural concrete has been verified against experimental results for slabs with oblong cores, wherein some of the experimental results were found below the predicted values. However, as the number of experimental results was small, future experimental investigation is needed in order to verify the reliability of this analytical model.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCisalhamentopor
dc.subjectLajes alveolarespor
dc.subjectTração diagonalpor
dc.subjectHollow cores slabseng
dc.subjectWeb sheareng
dc.subjectTension sheareng
dc.titleInfluência da variação geométrica dos alvéolos na capacidade resistente ao cisalhamento de lajes alveolares protendidaspor
dc.title.alternativeThe influence of void geometry on the shear capacity of prestressed hollow core slabseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Roberto Chust
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633394168236221por
dc.description.resumoEsta dissertação trata do estudo da Influência da variação geométrica dos alvéolos na capacidade resistente ao cisalhamento de lajes alveolares protendidas considerando o mecanismo de ruptura por tração diagonal. Inicialmente, é apresentado um procedimento para a definição da geometria dos alvéolos e para o cálculo do cortante resistente considerando o modelo desenvolvido por YANG (1994); e que foi aperfeiçoado em PAJARI (2005); válido para regiões não fissuradas por flexão. Em seguida esta metodologia é aplicada através de uma planilha de cálculo que permite de maneira fácil e rápida avaliar a eficiência ao cortante de perfis variando a forma do alvéolo, possibilitando com isso a escolha de seções mais otimizadas. Avalia-se também neste trabalho o efeito da variação do ângulo da linha de ruptura – adotado 45 graus para o modelo tradicional e posteriormente fixado em 35 graus conforme YANG (1994) – cuja influência sobre a capacidade resistente ao cortante demonstrou ser pouco relevante. Exemplos de cálculo foram construídos de modo a elucidar na prática os principais conceitos abordados neste trabalho. Comparações foram realizadas considerando o modelo normativo brasileiro e o modelo de Yang-Pajari para tração diagonal a partir de resultados obtidos experimentalmente para protótipos cuja ruptura ocorreu pelo mecanismo de tração diagonal; contudo, o modelo de Yang-Pajari aplicado para estas lajes apresentou resultados satisfatórios; já o modelo normativo brasileiro aplicado para um dos protótipos ensaiados, cujos alvéolos são oblongos, não apresentou bom resultado; mas, considerando a pequena amostra analisada, qualquer conclusão acerca do desempenho do modelo normativo é muito prematura, cabendo a trabalhos futuros a responsabilidade de investigar melhor o assunto.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECivpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0147747084470199por


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