Show simple item record

dc.contributor.authorPavani, Vinícius Vaz
dc.date.accessioned2018-06-21T13:27:32Z
dc.date.available2018-06-21T13:27:32Z
dc.date.issued2018-06-13
dc.identifier.citationPAVANI, Vinícius Vaz. A matemática financeira na sala de aula. Uma proposta de atividades com problemas do cotidiano. 2018. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10196.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10196
dc.description.abstractIn this research we present the idealization, the construction, the application and the analysis of results of a didactic sequence to the teaching and the resumption of some mathematical contents, having as a guide financial mathematics applied on a daily basis. As a final product we got four activities sheets with items (questions) of gradual complexities to enable the student`s autonomy and facilitate understanding in relation to the proposed situations. The activities sheets were applied in two classes of the third grade of the Industrial Automation Technical Course and Computer Technical Course for Internet, both integrated to High School in 2017 at Instituto Federal do Paraná campus in Telêmaco Borba-PR.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectJurospor
dc.subjectPorcentagempor
dc.subjectInvestimentopor
dc.subjectFichas de atividadespor
dc.subjectFinancial mathematicseng
dc.subjectInterestseng
dc.subjectPercentageeng
dc.subjectInvestmenteng
dc.subjectActivities sheetseng
dc.titleA matemática financeira na sala de aula. Uma proposta de atividades com problemas do cotidianopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caetano, Paulo Antônio Silvani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994por
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos a idealização, a construção, a aplicação e a análise dos resultados de uma sequência didática para o ensino e a retomada de alguns conteúdos matemáticos, tendo como fio condutor a matemática financeira aplicada ao cotidiano. Como produto final obtivemos quatro fichas de atividades composta por itens (questões) de complexidades gradativas para viabilizar a autonomia do aluno e facilitar sua compreensão em relação às situações propostas. As fichas foram aplicadas em duas turmas do terceiro ano dos cursos Técnico em Automação Industrial e Técnico em Informática para Internet, ambos integrados ao Ensino Médio de 2017 no campus do Instituto Federal do Paraná na cidade de Telêmaco Borba/PR.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 5564074por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4442048782128819por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record