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dc.contributor.authorBatalha, Ettore Schimid
dc.date.accessioned2018-07-02T18:35:01Z
dc.date.available2018-07-02T18:35:01Z
dc.date.issued2018-04-05
dc.identifier.citationBATALHA, Ettore Schimid. A Tradução da Mandinga: processo de reinterpretação da capoeira em São Paulo durante a ditadura militar. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10235.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10235
dc.description.abstractCapoeira is a cultural / sports practice that carries various elements of African diasporic experience in Brazilian society, and constitutes a field of dispute where different struggles that divide the Brazilian society are played. In orality, musicality and corporeality, it is characterized as a black popular culture that responds to the various historical moments. The research aims to understand the reinterpretations that emerged in the São Paulo capoeira from 1964 to 1978, when the masters reinterpreted the practice as a Brazilian martial art. These creations decisively influenced the projection of capoeira, with its presentation at the Festival of Black Arts in Dakar - Senegal in 1966; his recognition as a national sport in 1972 and; the creation of the Paulista Federation of Capoeira in 1974. The qualitative dissertation, using oral history as the main research tool, developed participant observations and open interviews with the masters of capoeira identified as relevant in the process approached. Based on the African Diaspora Studies, Cultural Studies and Postcolonial Studies, the analysis aims to study the identity processes of the cut-off period, with a radical historicization. Also used were works on capoeira, military dictatorship, documents, videos and photos to assist in the historical reconstruction of the period. The work shows that the leaderships, crossed by the practice of capoeira and the process of migration, reinsert their social condition when translating capoeira as a sport in the cut out period. This movement resulted in a field of convergence, culminating in the organization of capoeira as a trade, with championships and theatrical spectacles, permeated by political alliances. These alliances, loaded with ritual reinterpretations and Cultural Translation of Bahian capoeira, will place a tension between the identity constructions of Brazilian society in the historical period cut. These identities, disputed and played inside the capoeira, will result in the emergence of the Capoeira denominated Contemporary.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCapoeirapor
dc.subjectDiásporapor
dc.subjectTradução culturalpor
dc.subjectEsportizaçãopor
dc.subjectDitadurapor
dc.subjectAfrican diasporaeng
dc.subjectCultural translationeng
dc.subjectSportivizationeng
dc.subjectDictatorshipeng
dc.titleA Tradução da Mandinga: processo de reinterpretação da capoeira em São Paulo durante a ditadura militarpor
dc.title.alternativeThe Translation of Mandinga:process of reinterpretation of capoeira in São Paulo during the military dictatorshipeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silvério, Valter Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421231847055027por
dc.description.resumoA capoeira é uma prática cultural/desportiva que carrega variados elementos da experiência diaspórica africana na sociedade brasileira, e constitui um campo de disputa onde diferentes lutas que dividem a sociedade brasileira são jogadas. Na oralidade, musicalidade e corporeidade, ela se caracteriza como cultura popular negra que responde aos diversos momentos históricos. A pesquisa visa compreender as reinterpretações que surgiram na capoeira paulistana no período de 1964 a 1978, quando a prática foi reinterpretada como arte marcial brasileira pelos mestres. Tais criações influenciaram decisivamente na projeção da capoeira, com sua apresentação no Festival de Artes Negras, em Dakar - Senegal, em 1966; seu reconhecimento como desporto nacional em 1972 e; a criação da Federação Paulista de Capoeira, em 1974. A dissertação, de metodologia qualitativa, utilizando a História Oral como principal ferramenta de pesquisa, desenvolveu observações participantes e entrevistas abertas com os mestres de capoeira identificados como relevantes no processo abordado. Com base nos Estudos sobre a Diáspora Africana, Estudos Culturais e Estudos Pós-Coloniais, a análise visa estudar os processos identitários do período recortado, com uma historicização radical. Também foram utilizadas obras sobre capoeira, ditadura militar, documentos, vídeos e fotos para auxiliar na reconstrução histórica do período. O trabalho demonstra que as lideranças, atravessadas pela prática da capoeira e pelo processo de migração, reinscrevem sua condição social ao traduzir a capoeira como esporte no período recortado. Tal movimento resultou em um campo de convergência, culminando na organização da capoeira como ofício, com viagens internacionais, campeonatos e espetáculos teatrais, permeados por alianças políticas. Essas alianças, carregadas de reinterpretações rituais e Tradução Cultural da capoeira baiana, situará uma tensão entre as construções identitárias da sociedade brasileira no período histórico recortado. Essas identidades, disputadas e jogadas no interior da capoeira, resultarão no surgimento da capoeira denominada Contemporânea.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 1590798por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1542775348336316por


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