Show simple item record

dc.contributor.authorRibeiro, Thais Regina Zamboni
dc.date.accessioned2018-08-07T14:40:17Z
dc.date.available2018-08-07T14:40:17Z
dc.date.issued2018-06-13
dc.identifier.citationRIBEIRO, Thais Regina Zamboni. O papel da educação no cuidado com as pessoas egressas dos hospitais psiquiátricos de Sorocaba. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10334.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10334
dc.description.abstractThe present dissertation was based on a field work that had as objective to reflect on the role of education in the care of the people who left the long-stay hospitalizations of the psychiatric hospitals of Sorocaba, considering that some of these former residents of the hospitals returned to the school, in the context of Youth and Adult Education (EJA). After the contextualization of the Psychiatric Reform in Brazil and the specificities of the region of Sorocaba, the Youth and Adult Education Policy is discussed as an inclusive proposal, providing a reflection on education and humanization. The participants of the research were four people who had the experience of the long hospitalizations, residents of the Therapeutic Residences of the city of Sorocaba and that are inserted in the school system, in the EJA modality, besides three teachers, a school coordinator and a psychologist. The qualitative analysis of the narratives showed that the early age interruption of regular studies generated a feeling of sadness and resignation. The EJA, after the deinstitutionalization, in turn, proved to be an opportunity to recover a right that had previously been denied from them. School experiences are permeated by insecurities and fears, because once some stigmas (“the crazy”, “the insane”, “the dangerous person”, "the silly one", “the funny guy”) seemed to stifle the potentialities that could respond to the desires and raise new possibilities of life for these people. The night classes, the fear of passing through the city in an initially unknown territory, the embarrassment of "not knowing" and the feeling of inferiority did not prevent these people from facing the stigma of psychiatric hospitalization and the doubt about their own ability aroused by some teachers. The EJA appeared in the narratives as a place of formation of bonds, affective exchanges, a space of socialization and also as a place to expand the possibilities of the future, because it has given rise to desires for work. It is concluded that the experience of psychosocial rehabilitation should not be focused only in the area of mental health, since many of the conflicts and wishes of these people come from different fields, as in this case, from the education, evidencing the need for the intersectoriality of policies concerning psychiatric deinstitutionalization.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.subjectSaúde Mentalpor
dc.subjectDesinstitucionalizaçãopor
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectMental healtheng
dc.subjectDeinstitutionalizationeng
dc.titleO papel da educação no cuidado com as pessoas egressas dos hospitais psiquiátricos de Sorocabapor
dc.title.alternativeThe role of education in caring for people who have left the psychiatric hospitals of Sorocabaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Garcia, Marcos Roberto Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3911188481669270por
dc.description.resumoA presente dissertação se baseou em um trabalho de campo, que teve como objetivo refletir sobre o papel da educação no cuidado com as pessoas egressas dos hospitais psiquiátricos de Sorocaba, considerando-se que algumas delas retornaram à escola, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Após a contextualização da Reforma Psiquiátrica no Brasil e as especificidades da região de Sorocaba, discutiu-se a Política de Educação de Jovens e Adultos como proposta inclusiva, proporcionando uma reflexão sobre a educação e a humanização. Os(as) participantes da pesquisa foram quatro egressos(as) de longas internações, moradores(as) das Residências Terapêuticas (RTs) da cidade de Sorocaba e que estão inseridos(as) na rede de ensino, na modalidade EJA, além de três professoras, um coordenador de escola e uma psicóloga (profissional da área de saúde mental). A análise qualitativa das narrativas mostrou que a interrupção dos estudos regulares em idade precoce gerou sentimento de tristeza e resignação. A EJA, após a desinstitucionalização, por sua vez, revelou-se como uma oportunidade de resgate de um direito que lhes fora anteriormente negado. As experiências escolares foram permeadas por inseguranças e medos, pois o estigma do louco, da periculosidade, ou, por vezes, do “bobo”, do ser engraçado, pareceu abafar as potencialidades que poderiam responder aos desejos e suscitar as novas possibilidades de vida para essas pessoas. As classes noturnas, o medo de transitar pela cidade, em um território inicialmente desconhecido, o constrangimento pelo "não saber" e o sentimento de inferioridade não impediram os(as) egressos(as) de manicômios de enfrentar o estigma da internação psiquiátrica e da dúvida sobre a própria capacidade levantada por alguns professores. A EJA surgiu nas narrativas como local de formação de vínculos, trocas afetivas, espaço de socialização e, também, como local de ampliação das possibilidades do futuro, porque suscitou desejos para o trabalho. Concluiu-se que a experiência de reabilitação psicossocial não deve estar focada apenas na área da saúde mental, pois muitos dos conflitos e anseios dessas pessoas são de campos diferentes, como, neste caso, advindos da educação, evidenciando a necessidade da intersetorialidade das políticas públicas voltadas à desinstitucionalização psiquiátrica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdBolsa Demanda Social - CAPES (01/04/2016 a 20/01/2017)por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9628147422827907por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record