Show simple item record

dc.contributor.authorDeangelis, Fernanda Maria Gomes
dc.date.accessioned2018-09-17T21:36:14Z
dc.date.available2018-09-17T21:36:14Z
dc.date.issued2015-06-11
dc.identifier.citationDEANGELIS, Fernanda Maria Gomes. Uma abordagem sobre a relação entre funções e áreas para o ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10474.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10474
dc.description.abstractThis work presents a didactic proposal for the classes of affine and quadratic functions in elementary school. From our experiences in the teaching profession, we noted that the study of this content requires experimentation and contextualized activities. The study of affine and quadratic functions in basic education is of great importance for abstraction capacity development, solving practical problems and helps to get skills of comparing results, recognizing the characteristics of these functions. Our work is not intended to define affine and quadratic function, but to develop the perception ability of the results that leads to graphs and charts building and can be confirmed using the GeoGebra software. This activity was implemented in two classes of the ninth year of elementary school at Colégio Batista Brasileiro in Bauru. To do this we need four classes of 100 minutes and 1 class of 50 minutes. This is a didactic sequence that requires the use of computers and of the GeoGebra softwareeng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFunções afim e quadráticapor
dc.subjectSoftware GeoGebrapor
dc.subjectMáximos e mínimospor
dc.subjectAffine and quadratic functionseng
dc.subjectGeoGebra softwareeng
dc.subjectMaximum and minimumeng
dc.titleUma abordagem sobre a relação entre funções e áreas para o ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barbosa, Grazielle Feliciani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368292206467565por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta didática para as aulas de funções afim e quadrática no ensino fundamental. A partir de nossas experiências no exercício da docência observamos que o estudo desse conteúdo necessita de atividades de experimentação e contextualização. O estudo de funções afim e quadrática no ensino fundamental é de grande importância para o desenvolvimento da capacidade de abstração, resolução de problemas práticos do cotidiano e ajuda a adquirir habilidades de comparar resultados, reconhecendo as características dessas funções. Nosso trabalho não tem como objetivo definir função afim e quadrática, mas desenvolver a capacidade de percepção dos resultados que levam a construção de gráficos e tabelas, podendo ser confirmados utilizando o software GeoGebra. Esta atividade foi aplicada em duas turmas do nono ano do ensino fundamental de uma escola particular chamada Colégio Batista Brasileiro em Bauru. Para isso foram utilizadas 4 aulas de 100 minutos e 1 aula de 50 minutos. Trata-se de uma sequência didática que requer o uso de computadores e do software GeoGebra.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::ANALISE NUMERICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1401159743620548por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record