Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Elis Regina Alves dos
dc.date.accessioned2016-06-02T19:16:26Z
dc.date.available2010-06-24
dc.date.available2016-06-02T19:16:26Z
dc.date.issued2010-03-21
dc.identifier.citationSANTOS, Elis Regina Alves dos. Apropriação do conhecimento científico: o sistema patentário a partir do enfoque CTS. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1050
dc.description.abstractThe field called Science, Technology and Society (STS) is articulated in the late 1960s and early 1970s, trying to understand the scientific-technological phenomenon within the social context. The social appropriation of knowledge becomes a central aspect of concern. Starting from the assumption that the technological training in undergraduate, in current patterns, aligns with an instrumental view of technoscience, this research investigated the understanding of the patent system among students in recent years of courses of exact sciences and technology area, linked to the Center of Exact Sciences and Technology (CEST), from Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. More specifically, we attempted to observe how students relate the themes of intellectual property with society, work and academic background. For this we adopted an analytical and descriptive methodology, of qualitative and quantitative character. The original instrument of data collection used was a half-open questionnaire. For the qualitative analysis we used the method of content analysis (CA) applied to the open question of the questionnaire. The results suggest little consolidated knowledge about the patent system and intellectual property as a whole, and the replication of ideas linked to a linear view of scientific-technological development. The patent is seen as instrumental and is strongly linked to the concepts of innovation, competitiveness and development, in addition to commercial and economic values it embodies. Few signs of social concern in relation to the themes of research were found, and it was verified that the university needs to expand its areas of discussion at graduation, introducing, for example, the STS as well as a compulsory subject in undergraduate courses in technology.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento social - ciência, tecnologia e sociedadepor
dc.subjectPropriedade intelectualpor
dc.subjectPatentespor
dc.subjectApropriação social do conhecimentopor
dc.subjectScience, Technology and Society (STS)eng
dc.subjectSocial appropriation of knowledgeeng
dc.subjectIntellectual propertyeng
dc.subjectPatentseng
dc.titleApropriação do conhecimento científico: o sistema patentário a partir do enfoque CTSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sousa, Cidoval Morais de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.description.resumoO campo denominado Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) articula-se na Europa no final da década de 1960 e início dos anos 1970, buscando compreender o fenômeno científico tecnológico dentro do contexto social. Neste sentido, a apropriação social do conhecimento torna-se um dos aspectos centrais de preocupação. Partindo-se do pressuposto de que a formação tecnológica na graduação, nos moldes atuais, alinha-se a uma visão instrumental da tecnociência, esta pesquisa investigou a compreensão do sistema patentário entre os alunos dos últimos anos dos cursos da área de exatas e tecnológicas, vinculados ao Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mais especificamente, buscou-se observar como os alunos relacionam os temas referentes à Propriedade Intelectual com a sociedade, o trabalho e a formação acadêmica. Para isso adotamos uma metodologia de orientação analítico-descritiva, e de caráter quali-quantitativo. O instrumento inicial de coleta de dados utilizado foi um questionário semi-aberto. Para as análises qualitativas foi utilizado o método de análise de conteúdo (AC) aplicado à questão aberta do questionário. Os resultados sugerem pouco conhecimento consolidado sobre o sistema patentário e propriedade intelectual como um todo, e a replicação de idéias vinculadas a uma visão linear do desenvolvimento científico-tecnológico. A patente é vista como instrumental e está fortemente associada aos conceitos de inovação, competitividade e desenvolvimento, além dos valores comerciais e econômicos que traz em si. Poucos sinais de preocupação social em relação aos temas da pesquisa foram encontrados, e verificou-se a necessidade de a universidade ampliar seus espaços de discussão na graduação, introduzindo, por exemplo, o enfoque CTS como disciplina obrigatória também nos cursos de graduação tecnológica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6551978602305933por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record