dc.contributor.author | Silveira, Marcelo Vitor da | |
dc.date.accessioned | 2018-10-10T14:25:08Z | |
dc.date.available | 2018-10-10T14:25:08Z | |
dc.date.issued | 2016-05-18 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Marcelo Vitor da. Consequências específicas como nódulos para o estabelecimento de classes de equivalência e transferência de função. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10570. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10570 | |
dc.description.abstract | This dissertation comprises four studies that aimed at the establishment of equivalence
classes and transfer of functions among stimuli with common class membership with specific
reinforcers. In Study 1, seven undergraduates were given to identity MTS training in which
movies and tones were applied as arbitrary specific reinforcers. All participants failed on
tests for the formation of equivalence classes. Thus, they were not conducted to tests for
transfer of functions. Their failures were due to a redundancy of the MTS task for individuals
within this population, or to the lack of defined motivational functions of the specific
consequences. The nature of the consequences was manipulated in Study 2. This
manipulation aimed at guaranteeing that these stimuli would act as reinforcers for six
undergraduates within session behavior. The outcomes in two experiments were positive for
the establishment and reorganization of equivalence classes and for transfer of functions.
These results showed that the failures in Study 1 were due to the arbitrariness of the specific
consequences. In Study 3, 10 undergraduates were given to a training comprised by mixed
trials of arbitrary and identity MTS with specific consequences. The results on the first
experiment were positive for formation and expansion of equivalence classes. Evidences for
transfer of functions were also observed. However, nine of these participants had failed in
tests for reorganization of the original equivalence classes. Finally, performances by seven
participants confirmed that specific consequences can act as nodes for merging stimuli from
separate classes. Moreover, further tests were positive for transfer of functions through
stimuli within merged classes with specific consequences as nodes. The findings by these
four studies for the establishment of equivalence classes and transfer of functions in
procedures with different levels of complexity are showing that once class specific
consequences had become class members, they will act as nodes as the antecedent stimuli
(conditional and discriminative). | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Consequências específicas | por |
dc.subject | Classes de equivalência | por |
dc.subject | Transferência de função | por |
dc.subject | Estudantes universitários | por |
dc.subject | Specific-consequences | eng |
dc.subject | Equivalence relations | eng |
dc.subject | Transfer of functions | eng |
dc.subject | Undergraduates | eng |
dc.title | Consequências específicas como nódulos para o estabelecimento de classes de equivalência e transferência de função | por |
dc.title.alternative | Specific consequences as nodes in the formation of equivalence classes and transfer of functions | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Rose, Julio Cesar Coelho de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3386857761295187 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é composto por quatro estudos independentes que tiveram por objetivo comum
verificar a transferência de função entre estímulos de classes de equivalência nas quais as
consequências específicas atuavam como nódulos. No Estudo 1, sete estudantes
universitários foram submetidos a um treino em MTS de identidade com animações e
estímulos sonoros como consequências específicas. Os sete participantes fracassaram nos
testes para a formação de classes. Especulou-se que tais fracassos estariam relacionados ou
à redundância da tarefa para indivíduos desta população ou a ausência de funções
motivacionais bem definidas das consequências específicas. No Estudo 2 a natureza das
consequências foi manipulada com o intuito de garantir que estas atuassem como
reforçadores para o comportamento de seis outros estudantes universitários submetidos ao
treino em MTS de identidade. Os resultados em dois experimentos foram positivos para o
estabelecimento de classes de equivalência e, aparentemente, para a transferência de função.
Estes resultados mostraram que o fracasso no Estudo 1 pode ter tido mais relação com a
natureza arbitrária das consequências específicas do que com o tipo de procedimento
utilizado para treinar as relações de linha de base. No Estudo 3, 10 estudantes universitários
foram submetidos a um treino com tentativas mistas de MTS de identidade e MTS arbitrário
com consequências específicas. Os resultados em um experimento foram positivos para
formação e expansão de classes, e houve indícios de transferência de função. Mas, nove
participantes fracassaram em demonstrar a reorganização de classes. Por fim, os
desempenhos de sete participantes do Estudo 4 confirmaram os achados de Johnson et al.
(2014) sobre a possibilidade de as consequências específicas poderem atuar como nódulos
para a junção de classes. Também foi demonstrada a transferência de função entre estímulos
de classes juntadas cujos nódulos eram as consequências específicas. Estas demonstrações
de estabelecimento de classes e transferência de funções a partir de procedimentos de
diversos níveis de complexidade mostraram que as consequências específicas podem assumir
as mesmas funções dos estímulos antecedentes (condicional e discriminativo) nas classes de
equivalência em que estão incluídas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2011/12847-2 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4126017191794231 | por |