dc.contributor.author | Biasioli, Renata Maria | |
dc.date.accessioned | 2018-10-30T23:02:36Z | |
dc.date.available | 2018-10-30T23:02:36Z | |
dc.date.issued | 2018-08-31 | |
dc.identifier.citation | BIASIOLI, Renata Maria. Diagnóstico da participação dos servidores técnicos- administrativos (TAs) das coordenações dos cursos de graduação na tomada de decisão da gestão do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10622. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10622 | |
dc.description.abstract | This work aims making a diagnosis of the current condition of participation in decision-making process of technical-administrative employees (TAs) in the Coordination of Graduation Courses of the Center for Education and Human Sciences (CECH) of the Federal University of São Carlos (UFSCar). There was also a survey of the impressions of these servers in relation to their skills, working conditions and training. The motivation for this study was based on the interest of the team in charge of CECH Management in carrying out strategic planning in this unit. The "academic" character of the management of this Center of UFSCar, over the years was being left aside because of the need to carry out the administrative management of it. The current management understands that it is time to retake the academic protagonism of the Center, based on the tripod "Teaching, Research and Extension". For this, it is necessary that the administrative management of the Center operate efficiently and competently. In this aspect the role played by the TAs becomes fundamental. In order to delimit the field of study of this work, it was decided to consider the 11 technical- administrative servers working in the 11 Coordination of the Undergraduate Courses of CECH. This is a descriptive and exploratory study case with the purpose of producing a state-of-the- art diagnosis of the participation of TAs in CECH decision-making processes, creating part of the necessary bases and guidelines for the future implementation of strategic planning in the Center, aiming to guide its future actions of research, teaching and extension. This research contributes to future actions of Planning and Participatory Management in CECH. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Processo-decisório | por |
dc.subject | Planejamento estratégico | por |
dc.subject | Gestão Participativa | por |
dc.subject | Decision-making process | eng |
dc.subject | Strategic plannig | eng |
dc.subject | Participatory management | eng |
dc.title | Diagnóstico da participação dos servidores técnicos- administrativos (TAs) das coordenações dos cursos de graduação na tomada de decisão da gestão do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Manoel Fernando | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3921504261628850 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo o diagnóstico da condição atual de participação dos servidores técnico-administrativos (TAs) lotados nas Coordenações dos Cursos de Graduação do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nos processos de tomada de decisão do referido Centro. Também se realizou um levantamento das impressões desses servidores em relação às suas competências, condições de trabalho e formação. A motivação para este estudo partiu do interesse da equipe à frente da Gestão do CECH em realizar o planejamento estratégico nessa unidade. O caráter “acadêmico” da gestão deste Centro da UFSCar, com o passar dos anos foi sendo deixado de lado em função da necessidade de realizar a gestão administrativa do mesmo. A atual gestão entende que é o momento de retomar o protagonismo acadêmico do Centro, fincado no tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão”. Para isso é necessário que a gestão administrativa do Centro opere com eficiência e competência. Neste aspecto o papel desempenhado pelos servidores TAs passa a ser fundamental. Para delimitar o campo de estudo deste trabalho, optou-se por considerar os 11 servidores técnicos-administrativos lotados nas 11 Coordenações dos Cursos de Graduação do CECH. Trata-se de um estudo de caso descritivo e exploratório, com intuito de produzir um diagnóstico do estado da arte da participação dos TAs nos processos de tomada de decisão do CECH, criando parte das bases necessárias e das diretrizes para a futura implementação do planejamento estratégico no Centro, objetivando nortear suas ações futuras de pesquisa, ensino e extensão. Esse diagnóstico possibilitou contribuir para a tomada de ações futuras de Planejamento e Gestão Participativa no CECH. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7945010750479622 | por |