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dc.contributor.authorSouza, Pedro Lopes de
dc.date.accessioned2018-11-23T11:09:46Z
dc.date.available2018-11-23T11:09:46Z
dc.date.issued2018-08-27
dc.identifier.citationSOUZA, Pedro Lopes de. ScrumOntoBDD: uma abordagem baseada em Scrum, ontologia e BDD para o desenvolvimento ágil de software. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10697.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10697
dc.description.abstractMost Brazilian universities employ traditional teaching-learning methodologies based on lectures classes. The Federal University of São Carlos (UFSCar) is not an exception, but some of its programmes employ active learning methodologies, such as Problem Based Learning (PBL). The Ubiquitous Computing Group (UCG) of UFSCar, which was established in 2002, has been developing projects focused mainly on the Education and Health areas, and recently coordinated the development of the project Educational and Academic Management System for Courses Based on Active Learning Methodologies (EAMS-CBALM). The Scrum agile method was employed in the EAMS-CBALM development, with periodic meetings involving developers and Product Owners (POs) for planning and analyzing the different EAMS-CBALM development phases. It was quite often necessary to redefine some system behaviour scenarios, due to ambiguities present in requirement specifications, or due to misinterpretations of stories reported by POs. The definition of test suites was also cumbersome, resulting in test suites that were incomplete or did not at all comply with the system requirements. Based on this experience and to deal with these problems, this work proposes the ScrumOntoBDD approach, which combines Scrum, Ontology and Behaviour-Driven Development (BDD), for agile software development. This approach explores the concepts and techniques of SCRUM and BDD, focusing on the planning and analysis phases of software life cycle, since the BDD tools provide little support to these phases, and most of the problems found in the EAMS-CBALM development were in those phases. ScrumOntoBDD employs ontologies in order to eliminate ambiguities intrinsic to the use of a natural language as a BDD ubiquitous language.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoengeng
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDesenvolvimento ágil de Softwarepor
dc.subjectOntologiapor
dc.subjectSistema de Gerenciamento de Aprendizagempor
dc.subjectMetodologia Ativa de Aprendizagempor
dc.subjectScrumpor
dc.subjectBDDpor
dc.subjectPBLpor
dc.subjectAgile software developmenteng
dc.subjectOntologyeng
dc.subjectLearning management systemeng
dc.subjectActive learning methodologyeng
dc.titleScrumOntoBDD: uma abordagem baseada em Scrum, ontologia e BDD para o desenvolvimento ágil de softwarepor
dc.title.alternativeScrumOntoBDD: an approach based on Scrum, Ontology and BDD for agile software developmentpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Prado, Antonio Francisco do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2668568143800755por
dc.description.resumoA maioria das universidades brasileiras empregam metodologias tradicionais de ensino-aprendizagem, baseadas em disciplinas e aulas expositivas. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) não é uma exceção, mas alguns de seus cursos empregam metodologias ativas de aprendizagem, tais como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O Grupo de Computação Ubíqua (GCU) da UFSCar, criado em 2002, vem desenvolvendo projetos principalmente voltados para as áreas de Educação e Saúde e recentemente coordenou o desenvolvimento do projeto Software de Gestão Pedagógica e Acadêmica para Cursos Baseados em Metodologias Ativas de Aprendizagem (SGPA-CBMAA). O método ágil Scrum foi empregado no desenvolvimento do SGPA-CBMAA, tendo sido realizadas reuniões periódicas envolvendo desenvolvedores e Product Owners (POs) para o planejamento e análise das diferentes fases do desenvolvimento do SGPA-CBMAA. Foi bastante comum a necessidade de refazer cenários de comportamentos desse sistema, devido às ambiguidades presentes em especificações de requisitos, ou devido às interpretações equivocadas de estórias relatadas pelos POs. A definição de conjuntos de teste também foi incômoda, resultando em conjuntos de teste incompletos ou que não atendiam aos requisitos do sistema. Com base nessa experiência e para lidar com esses problemas, este trabalho propõe a abordagem ScrumOntoBDD, que combina Scrum, Ontologia e Behaviour-Driven Development (BDD), para o desenvolvimento ágil de software. Essa abordagem explora os conceitos e técnicas de SCRUM e BDD, focando nas fases de planejamento e análise do ciclo de vida do software, já que as ferramentas do BDD fornecem pouco apoio a essas fases, e a maioria dos problemas encontrados no desenvolvimento do SGPA-CBMAA foram nas mesmas. ScrumOntoBDD emprega ontologias a fim de eliminar as ambiguidades intrínsecas ao uso de uma linguagem natural como linguagem ubíqua do BDD.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES DS: 1588713por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6335894757595651por


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