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dc.contributor.authorMedeiros, Rejane Rodigues Almeida de
dc.date.accessioned2019-04-10T19:12:31Z
dc.date.available2019-04-10T19:12:31Z
dc.date.issued2019-03-14
dc.identifier.citationMEDEIROS, Rejane Rodigues Almeida de. Representações do ensino da leitura: as aulas de português na escola secundária brasileira (séculos XIX e XX). 2019. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11207.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11207
dc.description.abstractThe literary reading seems to have achieved a central role by the activities of teaching Portuguese Language at the end of 19th century and the first decades of 20th century, acting as a starting point for the development the ability of reading aloud or in silence, the learning of grammatical rules, the moral education, the acquisition of knowledge about literature, the education of literary taste, as well as for the elaboration of writing skills. The main purpose of this thesis is to deduce, through the analyses of Portuguese school textbooks and articles from teaching magazines published between 1890 and 1970 the forms of representation of teaching practices in the Portuguese classes of Brazilian secondary school in XIX and XX centuries, until the 1960 decade, the period in which literary reading prevailed in the class room. The corpus researched is constituted by anthologies, Portuguese books and textbooks from the Portuguese teacher, such as Seleta clássica (1914, 3ª ed.), from João Ribeiro; Céu, terra e mar (1920, 4ª ed.), from Antonio Mariano Alberto de Oliveira; Antologia Nacional (1929, 14ª ed.), from Fausto Barreto e Carlos Laet; O idioma nacional na escola secundária (1935) and O idioma nacional (1944), antologias para o ginásio e colégio, from Antenor Nascentes; the didactic series Livro de Português (1935-1955), from Magda Soares; and from teaching magazines, such as Revista Pedagógica (1890-1896), edited by the Union in Rio de Janeiro, and the Revista de Educação (1927-1961) published by the Education Secretary of the State of São Paulo. The theoretical and methodological referential adopted for the analyses of the described corpus is composed by the cultural history of reading in dialogue with the works about the history of Portuguese Language teaching in secondary school, as well as researches on the history of education. Besides presenting certain variation according to the goals by which the literary reading teaching is subject in the school, the representation forms of reading teaching in secondary school in the period analyzed also vary according to the historical and social conditions from which they emerged, what means that it is possible to realize, in the materiality and in the discourses from didact texts some continuities as well as disruptions with the practices of the past.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectHistória do ensino da leiturapor
dc.subjectHistória do ensino de língua portuguesapor
dc.subjectHistória da disciplina escolar Portuguêspor
dc.subjectHistória Cultural da Leiturapor
dc.subjectHistory of teaching readingeng
dc.subjectHistory of the Portuguese language teachingeng
dc.subjectHistory of the school subject Portugueseeng
dc.subjectCultural history of readingeng
dc.titleRepresentações do ensino da leitura: as aulas de português na escola secundária brasileira (séculos XIX e XX)por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Luzmara Curcino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4849994635754652por
dc.description.resumoA leitura literária parece ter assumido um papel central nas atividades de ensino de língua portuguesa, durante o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, ao funcionar como ponto de partida para o desenvolvimento da habilidade de ler em voz alta ou em silêncio, o aprendizado das regras gramaticais, a formação moral, a aquisição de conhecimentos sobre a literatura, a educação do gosto literário, e a elaboração da escrita. O objetivo desta tese é depreender, por meio da análise de livros escolares de português e artigos de revistas de ensino, as formas de representação das práticas de ensino da leitura nas aulas de português da escola secundária brasileira nos séculos XIX e XX, até a década de 1960, período em que predominava a leitura literária na sala de aula. O corpus investigado é constituído por antologias, livros de português, e manuais do professor de português, tais como Seleta clássica (1914, 3ª ed.), de João Ribeiro; Céu, terra e mar (1920, 4ª ed.), de Antonio Mariano Alberto de Oliveira; Antologia nacional (1929, 14ª ed.), de Fausto Barreto e Carlos de Laet; O idioma nacional na escola secundária (1935) e O idioma nacional (1944), antologias para o ginásio e colégio, de Antenor Nascentes; a série didática Livro de português (1953-1955), de Aída Costa; a coleção Português através de textos (1960-1969), de Magda Soares; e por revistas de ensino, como a Revista Pedagógica (1890-1896), editada pela União no Rio de Janeiro, e Revista de Educação (1927-1961), publicada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O referencial teórico-metodológico adotado para análise do corpus descrito é formado pela História Cultural da Leitura, em diálogo com os trabalhos sobre a história do ensino de língua portuguesa no nível secundário brasileiro, assim como pesquisas sobre a história da educação. As formas de representação do ensino da leitura na escola secundária, no período analisado, além de apresentarem uma variação conforme as finalidades a que o ensino da leitura literária está sujeito na escola, também variam de acordo com as condições históricas e sociais das quais elas emergem, de modo que é possível perceber, na materialidade e nos discursos dos textos didáticos, algumas permanências e rupturas com práticas do passado.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4823013748420772por


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