Mostrar el registro sencillo del ítem
O estudo da congruência semântica em questões de equação de 1º grau nas avaliações de aprendizagem em processo
dc.contributor.author | Garcia, Gladys Beatriz Churata | |
dc.date.accessioned | 2019-04-12T19:37:53Z | |
dc.date.available | 2019-04-12T19:37:53Z | |
dc.date.issued | 2019-02-07 | |
dc.identifier.citation | GARCIA, Gladys Beatriz Churata. O estudo da congruência semântica em questões de equação de 1º grau nas avaliações de aprendizagem em processo. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11225. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11225 | |
dc.description.abstract | This work aims to contribute with research involving large scale research, especially the In-Process Learning Assessment (AAP). With regard to the analysis of this type of document, we present implications of the content of equation of the first degree and linear systems of two equations of the first degree with two variables, from the perspective of the registers of semiotic representation. For the theoretical and methodological course of the research we formulate the following research question: what is the incidence of the criteria of semantic congruence in questions containing first degree equations? The methodological course of this research was qualitative in the documentary modality. In bibliographical terms, our main reference was the contributions of Raymond Duval's theory. In the documentary perspective we present the analysis of the second volume of the Teacher's Book for the 8th year of Elementary School, as well as the analysis of eight questions extracted from AAP editions applied in the period from 2012 to 2018. The results of our research revealed signs in the form necessary attention to the vocabulary appropriate to the algebraic context, as well as the possibility of minimizing non-conserved congruence criteria. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Equação | por |
dc.subject | Registro de representação semiótica | por |
dc.subject | Congruência semântica | por |
dc.subject | Avaliação externa | por |
dc.subject | Elementary education | eng |
dc.subject | Equation | eng |
dc.subject | Registration of semiotic representation | eng |
dc.subject | Semantic congruence | eng |
dc.subject | External evaluation | eng |
dc.title | O estudo da congruência semântica em questões de equação de 1º grau nas avaliações de aprendizagem em processo | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Paulo César | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7516513469811353 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo contribuir com pesquisas envolvendo investigações em avaliações em larga escala, em especial a Avaliação de Aprendizagem em processo (AAP). No tocante à análise deste tipo de documento apresentamos implicações do conteúdo de equação do 1º grau e sistemas lineares de duas equações do 1º grau com duas variáveis, sob a ótica dos registros de representação semiótica. Para o percurso teórico e metodológico da pesquisa formulamos a seguinte questão de investigação: qual a incidência dos critérios de congruência semântica em questões contendo equações de primeiro grau? O percurso metodológico desta investigação foi qualitativo na modalidade documental. Em termos bibliográficos, nosso principal referencial foi as contribuições da teoria de Raymond Duval. Na perspectiva documental apresentamos a análise do segundo volume do Caderno do Professor para o 8º ano do Ensino Fundamental, bem como a análise de oito questões extraídas de edições da AAP aplicadas no período de 2012 a 2018. Os resultados de nossa pesquisa revelaram indícios na forma de atenção necessária para o vocabulário adequado para o contexto algébrico, bem como possibilidade de minimização dos critérios de congruência não conservados. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4654299623234098 | por |