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dc.contributor.authorGasque, Diógenes Henrique Frazzato
dc.date.accessioned2019-04-23T12:47:30Z
dc.date.available2019-04-23T12:47:30Z
dc.date.issued2019-02-21
dc.identifier.citationGASQUE, Diógenes Henrique Frazzato. Formulações e métodos de solução para o problema de coleta e entrega com janelas de tempo, frota heterogênea e múltiplos produtos. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11288.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11288
dc.description.abstractLogistics efficiency is critical to the business success of most organizations. Inherent in the logistics process, vehicle routing plays an important role to ensure lower costs and customer satisfaction. The vehicle routing problem with pickup and delivery arises in several real-word contexts in both urban and rural environments, where products are collected in certain locations and transported to the respective delivery recipients. Usually these pickup and delivery operations should consider more complex decisions, such as customer time windows, heterogeneity of the fleet, and quantities to be transported of the various existing products. We address the pickup and delivery vehicle routing problem with time windows, with practical constraints of heterogeneous fleet, multiple products and split load. We proposed models and solution methods for the problem in question. We extended a three-index model based on the classical formulation containing all practical constraints. We adapted a two-index model containing heterogeneous fleet and multiple products. Computational experiments using examples from literature showed that the models and methods proposed had acceptable results. We proposed a metaheuristic for the classical case and its variants. To facilitate the use of the proposed approaches for the support of decision-making, we developed a computational tool with web interface, and show the results of this tool.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectRoteamento de Veículospor
dc.subjectColeta e Entregapor
dc.subjectFrota Heterogêneapor
dc.subjectFracionamento de Cargapor
dc.subjectModelospor
dc.subjectMeta-Heurísticapor
dc.subjectVehicle routingeng
dc.subjectPickup and deliveryeng
dc.subjectHeterogeneous Fleeteng
dc.subjectSplit loadeng
dc.subjectModelseng
dc.subjectMetaheuristicseng
dc.titleFormulações e métodos de solução para o problema de coleta e entrega com janelas de tempo, frota heterogênea e múltiplos produtospor
dc.title.alternativeFormulations and solution methods to the pickup and delivery problem with time windows, heterogeneous fleet and multiple productseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Munari Junior, Pedro Augusto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1328868140869976por
dc.description.resumoA eficiência logística é fundamental para o sucesso dos negócios de grande parte das organizações. Inerente ao processo logístico, o roteamento de veículos desempenha papel importante na garantia de custos menores e satisfação dos clientes. O problema de roteamento de veículos com coleta e entrega surge em diversos contextos reais, tanto em ambientes urbanos como rurais, onde produtos são coletados em certos locais e transportados aos respectivos destinatários de entrega. Normalmente essas operações de coleta e entrega devem considerar decisões mais complexas, observando janelas de tempo de visita aos clientes, heterogeneidade da frota utilizada e quantidades a serem transportadas dos diversos produtos existentes. Este trabalho aborda o problema de roteamento de veículos com coleta e entrega e janelas de tempo, com restrições práticas de frota heterogênea, múltiplos produtos e fracionamento de carga. São propostos modelos e métodos de solução para o problema em questão. Um modelo de três-índices foi estendido com base na formulação clássica, contemplando todas as restrições práticas. Um segundo modelo, de dois-índices, foi adaptado para variantes contendo frota heterogênea e múltiplos produtos. Uma meta-heurística foi proposta e implementada para o caso clássico contendo frota homogênea e um único tipo de produto e suas variantes que abordam frota heterogênea, múltiplos produtos e coleta e entrega fracionada. Experimentos computacionais usando exemplares da literatura mostraram que os modelos e métodos propostos apresentaram resultados satisfatórios. Para facilitar o uso das abordagens propostas no apoio à tomada de decisão, desenvolveu-se uma ferramenta computacional com interface web, cujos resultados são apresentados nesse trabalho.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpor
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2016/24763-1por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4310591415803451por


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