Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPierobon, Jorge Luiz
dc.date.accessioned2016-06-02T19:16:41Z
dc.date.available2014-11-11
dc.date.available2016-06-02T19:16:41Z
dc.date.issued2014-02-20
dc.identifier.citationPIEROBON, Jorge Luiz. Museus e centros culturais virtuais: uma análise sobre o nível de interação e mediação entre o sujeito e o conhecimento. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1139
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to present the results of our research on virtual museums and cultural centers (MCCV), more specifically, about their interaction functions and mediation between the subject and the knowledge. We find it appropriate to discuss this issue for two basic reasons, namely, first, we live in a globalized society, connected by the Internet network, where all sorts of business, entertainment, communication and even educational activities are being transmitted and accessed by people all over the world. Second, we see great growth of so‐called educational sites where our attention focuses on MCCV. Thus, we aimed to answer the following questions: What level of interaction and mediation found in MCCV? The MCCV can really be classified as mediators between the subject and knowledge? Can we actually learn something from these MCCV? To answer such questions, we had to: identify and characterize MCCV , identify its origins , languages and settings in digital grafocêntricas constituent societies, analyzing the adopted technologies in teaching and learning. Analyze the theories of Vygotsky, Freire and others on subjects such as: interaction, mediation, learning, education, etc.. Finally, we evaluate the technical level navigation on the websites of MCCV as well as the level of interaction and mediation found these. Thus , present results and final conclusions , where we present an overview of the major points found in the search , and we believe that there is a good level of interaction and mediation in current MCCV , but that there is room for improvement, especially in question interaction, where forums and chats to exchange experiences and clarify doubts , which would have a greater attention to its developers, and also, there is a need for a greater number of tools to use visual deficintes as speakers and increased sources. This study, we are sure, will be useful to science in order to address a point still little studied in graduate programs in education major public universities in Brazil. And finally, we believe it is useful to society, in terms of provision of references for further study and clarification on this matter.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMuseus virtuaispor
dc.subjectCentros culturais virtuaispor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectVirtual museumseng
dc.subjectCultural centers virtualeng
dc.subjectMediationeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectCybercultureeng
dc.titleMuseus e centros culturais virtuais: uma análise sobre o nível de interação e mediação entre o sujeito e o conhecimentopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mill, Daniel Ribeiro Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515286597269486por
dc.description.resumoO intuito desse trabalho é apresentar os resultados de nossa pesquisa sobre os museus e centros culturais virtuais (MCCV), mais especificamente sobre suas funções de interação e mediação entre o sujeito e o conhecimento. Achamos apropriado discutir este assunto por dois motivos básicos: primeiro, vivemos numa sociedade globalizada, interligada pela rede da internet, onde todo tipo de negócio, entretenimento, comunicação e até mesmo atividades educacionais estão sendo veiculados e acessados por pessoas de todo o mundo. Segundo: vemos um grande crescimento dos chamados sites educativos, em especial os sites dos MCCVs, nosso objeto de estudo. Dessa forma, objetivamos responder às seguintes perguntas: Quais os níveis de interação e mediação encontrados nos MCCV? Os MCCVs podem ser realmente classificados como mediadores entre os sujeitos e o conhecimento? Será que podemos efetivamente aprender algo com estes MCCVs? Para responder a tais perguntas, buscamos identificar e caracterizar os MCCVs; identificar suas origens, linguagens e configurações constitutivas nas sociedades grafocêntricas digitais; analisar as tecnologias adotadas no ensino‐aprendizagem; analisar as teorias de Vygotsky, Freire e outros, a respeito de interação, mediação, aprendizado, educação etc. Por fim, avaliamos o nível técnico de navegação nos sites dos MCCVs, bem como o nível de interação e mediação encontrado nestes. Nos resultados obtidos, exibimos um apanhado geral dos principais pontos encontrados na pesquisa, e consideramos que existe um bom nível de interação e mediação nos atuais MCCVs. Concluímos, entretanto, que ainda há campo para melhorias, em especial no quesito interação. Para isto, fóruns e chats para a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas teriam que ter uma atenção maior de seus desenvolvedores, além de haver necessidade de um maior número de ferramentas para uso dos deficientes visuais, como alto‐falantes e aumento de fontes. Este estudo, temos certeza, será de grande valia para a ciência, por abordar um ponto ainda pouco estudado nos programas de pós‐graduação em educação das principais universidades públicas do Brasil. E finalmente, cremos ser de grande ajuda para a sociedade, em termos de disponibilização de referências para futuros estudos sobre este assunto.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2091606171398210por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem