Show simple item record

dc.contributor.authorFreitas, Felipe Grilli
dc.date.accessioned2019-05-13T20:01:40Z
dc.date.available2019-05-13T20:01:40Z
dc.date.issued2019-02-26
dc.identifier.citationFREITAS, Felipe Grilli. Sequências didáticas inéditas e introdução à esperança matemática aplicadas em cursos pré-vestibulares. 2019. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11415.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11415
dc.description.abstractIn the routine of the pre-university courses one tends to work, in a year, the diverse contents which are studied in high school, often giving greater depth or emphasis on some subjects. There are already well-qualified students, others less. Some students, dedicated to studies for some years, and knowledgeable of most of the questions of previous exams, need to settle and deepen for, besides fixing questions, completing them in short intervals of time; others have a contact much more superficial and initial with the contents incident on the great university entrance exams. In this sense, this work presents sequences of teaching composed of questions written by the author, worked on the methodology of didactic engineering, applied for the revision of several fundamental contents for the university entrance exams ENEM, FUVEST, UNESP, UNICAMP and UNIFESP, in all your phases, aiming to improve the diferent levels of student's knowledge . In addition, there is an introduction, through problems, to the concept of statistical hope. Therefore, this work proposes to present activities with unpublished questions, in forms attractive to develop the classes and possibilities to present a new mathematical concept for students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectEsperança matemáticapor
dc.subjectTeaching of mathematicseng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.subjectExpected Valueeng
dc.titleSequências didáticas inéditas e introdução à esperança matemática aplicadas em cursos pré-vestibularespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sampaio, João Carlos Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8286887389013685por
dc.description.resumoNa rotina dos cursos pré-vestibulares costuma-se trabalhar, em um ano, os diversos conteúdos que são estudados no ensino médio, conferindo muitas vezes maior profundidade ou ênfase relativas para alguns assuntos. Depara-se com alunos já bem qualificados, outros menos. Alguns, estudiosos há alguns anos e conhecedores da maioria das questões de exames anteriores, precisam assentar e aprofundar para, além de acertar questões, concluí-las em pequenos intervalos de tempo; outros possuem um contato muito mais superficial e inicial com os conteúdos incidentes nos grandes vestibulares. Neste sentido, este trabalho apresenta sequências de ensino constituídas de questões escritas pelo autor, trabalhadas a partir da metodologia da engenharia didática, aplicadas para a revisão de diversos conteúdos fundamentais para os vestibulares do ENEM, FUVEST, UNESP, UNICAMP e UNIFESP, em todas as suas fases, visando aprimorar os diversos níveis de conhecimento dos alunos. Além disso, faz-se uma introdução, através de problemas, ao conceito de esperança matemática. Sendo assim, este trabalho propõe-se a apresentar atividades com questões inéditas, formas atrativas de se desenvolver as aulas e possibilidades para apresentação de um conceito matemático novo para os alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record